Zababa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zababa
Deus da guerra

Cabeça de uma maça votiva com uma águia com cabeça de leão (emblema de Ninguirsu), que poderia representar a Zababa.
Local de culto Quis
Cônjuge(s) Istar de Quis
Pais Assur (?), Ninlil
Irmão(s) Ninurta
Região Antiga Mesopotâmia

Zababa é um deus da Antiga Mesopotâmia. Era a divindade tutelar de uma das cidades mais importantes daquela região, Quis, que desempenhou um papel crucial na história no 3.º milénio a.C., durante o Período Dinástico Arcaico.

História[editar | editar código-fonte]

Os vestígios mais antigos de Zababa remontam a esse período, aparecendo no nome do último soberano de Quis, Ur-Zababa ("Guerreiro de Zababa"), que foi derrubado pelo seu servo Sargão da Acádia. O templo principal de Zababa e o seu zigurate encontram-se no Tel Eloheimir de Quis, junto ao santuário da sua consorte, a grande deusa local Istar de Quis.

Zababa é um deus da guerra, que a partir do 2.º milénio a.C. foi assimilado a outro deus com as mesmas caraterísticas, Ninurta, originário de Nipur.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Zababa», especificamente desta versão.
  • «Zababa (god)». Oracc: The Open Richly Annotated Cuneiform Corpus. oracc.museum.upenn.edu. Consultado em 12 de junho de 2016 


Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.