Zamioculcas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zamioculcas zamiifolia)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaZamioculcas
Zamioculcas zammifolia
Zamioculcas zammifolia
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Alismatales
Família: Araceae
Género: Zamioculcas
(Schott, 1856)
Espécie: Z. zamiifolia
Nome binomial
Zamioculcas zamiifolia
(Conrad Loddiges, 1829)

Zamioculcas é um género botânico, pertencente à família Araceae, que contém apenas a espécie Zamioculcas zamiifolia.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Zamioculcas zamiifolia, da família das Aráceas (popularmente conhecida de Zamioculcas ou ZZ) é uma planta originária da Tanzânia, na África. Ela se adapta bem a ambientes internos, de pouca luz, sendo resistente e durável. Também é pouco exigente com as regas.[1]

Apesar de ser bem resistente, alguns cuidados são indispensáveis: deve ser cultivada em ambientes preferencialmente internos com temperaturas nunca inferiores a 10 graus. A temperatura ideal situa-se acima de 25 graus - contudo também adapta-se bem à áreas externas, desde que não haja incidência direta de sol. Não necessita de regas frequentes, no máximo duas vezes por semana; necessita de solo com boa drenagem; não necessita de podas, pois seu crescimento é lento; ao notar que o vaso está se deformando, deve-se mudar a planta para um vaso maior.

Propagação: Por sementes ou estaquia de galho.

Local: A Zamioculcas deve ser cultivada em ambientes internos, em temperaturas nunca abaixo de 18 graus. A temperatura ideal situa-se acima de 25 graus.

Regas: Não necessita de regas freqüentes. Cultivada num vaso compatível com o seu porte, pode ser irrigada duas vezes por semana.

Solo ideal: Deve apresentar boa drenagem. A mistura de solo indicada pode conter 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal adubada e 1 parte de areia.

Luminosidade: Não exige muita luminosidade e não deve receber luz solar direta. Evite expô-la à luz solar direta, pois isso pode causar queimaduras nas folhas.[2]

Adubação: A Zamioculcas não é muito exigente quanto à adubação. Para garantir folhas bonitas e sadias, recomenda-se aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientações do fabricante.

Podas: Por se tratar de uma planta de crescimento lento, não exige podas. Periodicamente, deve-se retirar folhas murchas ou secas, para manter a harmonia do visual.

Cuidados especiais: A Zamioculcas não exige muitos tratos, mas ao notar que a planta começa a se apresentar deformada no vaso, recomenda-se replantá-la em um vaso maior, para comportar seu desenvolvimento.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Zamioculcas zamiifolia — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 
  2. Oliveira, E. (29 de fevereiro de 2024). «Zamioculca amarelando, não desenvolve e entre outros problemas? Aprenda aqui como cuidar da Zamioculca corretamente!». Plantar é Arte. Consultado em 5 de março de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]