Ziemia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ziemia (literalmente 'terra' em polonês, é uma unidade de administração histórica da Polônia. Este termo é freqüentemente traduzido por 'terra' no português. Note que no idioma polonês este termo não é escrito em letra maiúscula (sendo assim 'ziemia chełmińska, não Ziemia Chełmińska).

Na pré-história da Polônia, este termo se referia a um território controlado por uma certa tribo. O termo ressurgiu na Polônia medieval (séculos XII e XIII), depois da fragmentação da Polônia. Ziemia se referia a um antigo principado ou ducado, que foi transformado em parte do território do Reino da Polônia e perdeu a sua soberania política, mas manteve suas hierarquia e burocracia oficiais. Por volta do século XIV alguns dos antigos principados, agora 'ziemia's, foram designados para o cargo conhecido como voivoda e tornaram-se as unidades primárias da administração conhecidas por voivodias. Contudo, algumas 'ziemia's não foram transformadas em voivodias. Na maioria dos casos elas ficaram subordinadas a uma voivodia e a um certo voivoda, mas mantiveram alguns privilégios e propriedades de uma voivodia, como elas geralmente tinham a sua própria sejmik (parlamento regional), foram chamadas de 'ziemia' e não de 'voivodia'.

Durante os séculos seguintes as 'ziemia's foram cada vez mais se integrando às voivodias e perderam sua autonomia. Hoje elas não são unidades de administração e na moderna Polônia é apenas um termo genérico geográfico para se referir a determinadas regiões da Polônia.

Lista de ziemias[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre terminologia geográfica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.