Zoë Heller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zoë Heller
Nome completo Zoë Kate Hinde Heller
Nascimento 7 de julho de 1965 (58 anos)
Londres, Reino Unido
Ocupação jornalista

Zoë Kate Hinde Heller (Londres, 7 de Julho de 1965) é uma jornalista e romancista inglesa residente em Nova York. Publicou três romances, Everything You Know (1999), Notes on a Scandal (2003) e The Believers (2008). Notes on a Scandal foi selecionado para o Prémio Booker e adaptado para uma longa-metragem em 2006.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Heller nasceu em St Pancras, no norte de Londres, a mais jovem de quatro filhos de Caroline (née Carter) e Lukas Heller, roteirista de sucesso; os pais separaram-se quando ela tinha cinco anos.[1] O seu pai era um imigrante judeu alemão e a mãe era inglesa e Quaker.[2][3] O avô paterno era o filósofo político Hermann Heller.[4] O irmão é o roteirista Bruno Heller.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Heller publicou três romances, Everything You Know (1999), Notes on a Scandal (2003), que foi um dos seis livros selecionados para o Booker Prize e adaptado para filme em 2006, e The Believers (2008). The Believers foi selecionado para o International Dublin Literary Award em 2010.[5]

Em 2009, doou o conto O que ela fez nas férias de verão ao projeto 'Ox-Tales' da caridade Oxfam, quatro coleções de histórias do Reino Unido escritas por 38 autores. A sua história foi publicada na coleção 'Water'.[6]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2006, casou com o roteirista Lawrence Konner numa cerimónia judaica "mínima";[7] separaram-se em 2010.[8] Heller mora em Nova York com as filhas, Lula e Frankie.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Vídeo clipes[editar | editar código-fonte]