Mark Cuban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mark Cuban
Mark Cuban
Nascimento 31 de julho de 1958 (65 anos)
Pittsburgh
Residência Dallas
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
  • Universidade de Indiana
  • Universidade de Indiana
  • The Jean and Samuel Frankel Jewish Academy of Metropolitan Detroit
  • Indiana University Kelley School of Business
Ocupação produtor cinematográfico, ator ou atriz de voz, blogueiro, empreendedor, capitalista de risco, empresário, escritor de literatura infantil, político, ator de cinema, financista, produtor de televisão
Religião Judaísmo
Página oficial
http://blogmaverick.com/

Mark Cuban (Pittsburgh, 31 de julho de 1958)[1] é um empreendedor, ator, apresentador e filantropo norte-americano.[2] É dono minoritário da equipe de basquete Dallas Mavericks[3] e presidente da HDNet.[4]

Carreira[editar | editar código-fonte]

No início da década de 80, Mark se mudou para Dallas, no Texas, e começou a trabalhar como bar-man e, em seguida, foi para a Your Business Software, um dos primeiros varejistas em Dallas. Ele foi demitido menos de um ano depois, mas usou a oportunidade para abrir a própria empresa, MicroSolutions, com apoio de alguns clientes da antiga empresa. A Microsolutions era, inicialmente, um revendedor de softwares e um integrador de sistemas. Com a operação indo bem, Cuban vendeu sua empresa para a CompuServe por 6 milhões de dólares.

Esta venda motivou o empresário a voltar para suas paixões, basquete e webcasting. Com um amigo de faculdade, Todd Wagner, Cuban abriu a Audionet, cresceu muito em cerca de um ano e foi adquirida pelo Yahoo por $5.7 bilhões, durante o boom dot com, a bolha da internet.

Depois da venda, Cuban diversificou sua fortuna, tornando-se, assim, menos propenso aos efeitos de uma crise de mercado. Em 2000, ele virou sócio majoritário do Dallas Mavericks por $285 milhões.

Antes de ter sociedade, o Mavericks ganhava cerca de 40% de suas partidas. Nos próximos 10 anos depois da compra, o time passou a sair vitorioso em 69% das vezes, alcançando resultados muito melhores que antes e buscando sempre evoluir.

Em 2011, tornou-se um dos homens mais ricos do mundo, com um lucro de $2.6 bilhões e, além da Audionet, ele ainda abriu o negócio com  Wagner, a 2929 Entertainment, que produz e distribui vídeos e filmes. Em 2003, eles compraram uma rede de cinemas com 58 casas e eles são responsáveis por programas de TV nos Estados Unidos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Mark Cuban
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.