Estimated time of arrival
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Dezembro de 2013) |
Estimated time of arrival (ETA, do inglês, em português tempo estimado de chegada) é uma expressão usada frequentemente em meios de transporte (aéreo, terrestre ou aquático) dos Estados Unidos, para estimar quanto tempo falta para chegada ao seu destino.
O tempo estimado de chegada (ETA) é calculado com base na estimativa de chegada direta ao destino com base na distância e velocidade. O ETA não prevê em seus cálculos situações não previstas durante o precurso, como desvios e paradas. A medida que o objeto em locomoção se aproxima de seu destino, o ETA diminui, caso o objeto pare ou circunde o ponto de destino à uma distância fixa, o ETA permanece parado. Caso o objeto se afaste de seu ponto de destino, o ETA aumenta.
O ETA também tem sido metaforicamente utilizado, tanto nos EUA como em outros países, em diversas situações onde não exista objetos fisicamente em locomoção, a exemplo de seu uso no meio computacional, para estimar o tempo de término do download de um arquivo. Tem sido utilizado também por qualquer pessoa ou grupo, como forma de designar o tempo que falta para o término de qualquer atividade.
Exemplos práticos
[editar | editar código-fonte]- Uma atividade em grupo iniciará às 14h00 e terminará às 17h00. No início da atividade, às 14h00, a atividade terá ETA 3:00, a seu término, ETA 0:00. (ETA utilizado metaforicamente)
- Supondo um ônibus que leva 1 hora para percorrer toda sua rota. No momento de sua partida, o ônibus terá ETA 1:00, ao meio de seu percurso o ônibus fura o pneu e para por 50 minutos, após trocar o pneu, no momento de que volta a andar, terá ETA 0:30 (por estar no meio de percurso) e por fim, ao chegar no seu destino, terá ETA 0:00.