Número inteiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
texto trocado por 'á'
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 201.91.128.196 (Mi)
Linha 1: Linha 1:
{{minidesambig|pelo [[tipo de dado]]|inteiro (tipo de dado)}}
á
{{Conjuntos de números}}
Os '''números inteiros''' são constituídos dos [[números naturais]] {0, 1, 2, ...} e dos seus opostos {0, -1, -2, ...}. Dois números são opostos se, e somente se, sua soma é zero. Por vezes, no ensino pré-universitário, chamam-se a estes números ''inteiros relativos''.

O [[conjunto]] de todos os inteiros é denotado por '''Z''' (Mais apropriadamente, um Z em ''[[blackboard bold]]'', <math>\mathbb{Z}</math>), que vem do [[Língua alemã|alemão]] ''die Zahlen'', "números".

Os resultados das operações de soma, subtração e multiplicação entre dois Inteiros são inteiros. Dois inteiros admitem relações binárias como =, > e <.

Matemáticos expressam o facto de que todas as leis usuais da aritmética são válidas nos inteiros dizendo que ('''Z''', +, *) é um [[Anel (álgebra)|anel]] [[comutativo]].

A ordem de '''Z''' é dada por ... < -2 < -1 < 0 < 1 < 2 < ... e faz de '''Z''' uma [[ordenação total]] sem limite superior ou inferior. Chama-se de inteiro ''positivo'' os inteiros maiores que zero ; o próprio zero não é considerado um positivo. A ordem é compatível com as operações algébricas no seguinte sentido:
# se ''a'' < ''b'' e ''c'' < ''d'', então ''a'' + ''c'' < ''b'' + ''d''
# se ''a'' < ''b'' e 0 < ''c'', então ''ac'' < ''bc''

Como os números naturais, os inteiros formam um conjunto [[infinito contável]].

Os inteiros não formam um [[corpo]] já que, por exemplo, não existe um inteiro ''x'' tal que 2''x'' = 1. O menor corpo que contém os inteiros são os [[números racionais]].

Uma importante propriedade dos inteiros é a ''divisão com resto'': dados dois inteiros ''a'' e ''b'' com ''b''&ne;0, podemos sempre achar inteiros ''q'' e ''r'' tais que:''a'' = ''b'' ''q'' + ''r''
e tal que 0 <= ''r'' < |''b''| (veja [[valor absoluto |módulo]] ou [[valor absoluto]]). ''q'' é chamado o ''quociente'' e ''r'' o ''resto'' da divisão de ''a'' por ''b''. Os números ''q'' e ''r'' são unicamente determinados por ''a'' e ''b''. Esta divisão torna possível o [[Algoritmo de Euclides|Algoritmo Euclidiano]] para calcular o [[máximo divisor comum]], que também mostra que o máximo divisor comum de dois inteiros pode ser escrito como a soma de múltiplos destes dois inteiros.

Tudo isto pode ser resumido dizendo que '''Z''' é um [[domínio euclidiano]].
Isto implica que '''Z''' é um [[domínio de ideal principal]] e que todo número inteiro podem ser escrito como produto de [[números primos]] de forma única (desde que o 1 não seja considerado primo).

Este é o [[Teorema Fundamental da Aritmética]].

O ramo da [[matemática]] que estuda os inteiros é chamado de [[teoria dos números]].

== Aplicação ==

Inteiro é frequentemente um tipo primitivo em [[linguagem de programação]] normalmente com 1, 2, 4, ou 8 [[byte]]s de comprimento (8, 16, 32, ou 64 [[bits]]). Observe, porem que um computador pode apenas representar um subconjunto dos inteiros com estes tipos, já que os inteiros são infinitos e uma quantidade de bits fixa limita a representação a um máximo de 2 à potência do numero de bits (<math>2^{8}</math> para bytes, <math>2^{32}</math> para 32-bit arquitecturas, etc). No entanto, o uso de técnicas de [[Inteligência Artificial]] permitem que computadores representem e raciocinem sobre o conjunto dos inteiros.

[[Categoria:Teoria dos números]]
[[Categoria:Números]]

[[af:Heelgetal]]
[[ar:عدد صحيح]]
[[be:Цэлы лік]]
[[bg:Цяло число]]
[[bn:পূর্ণ সংখ্যা]]
[[bs:Cijeli broj]]
[[ca:Nombre enter]]
[[cs:Celé číslo]]
[[cv:Тулли хисеп]]
[[da:Heltal]]
[[de:Ganze Zahl]]
[[el:Ακέραιος αριθμός]]
[[en:Integer]]
[[eo:Entjero]]
[[es:Número entero]]
[[et:Täisarv]]
[[eu:Zenbaki oso]]
[[fa:اعداد صحیح]]
[[fi:Kokonaisluku]]
[[fiu-vro:Terveharv]]
[[fo:Heiltal]]
[[fr:Entier relatif]]
[[gl:Número enteiro]]
[[he:מספר שלם]]
[[hi:पूर्ण संख्या]]
[[hr:Cijeli broj]]
[[hu:Egész számok]]
[[ia:Numero integre]]
[[id:Bilangan bulat]]
[[io:Integro]]
[[is:Heiltölur]]
[[it:Numero intero]]
[[ja:整数]]
[[ko:정수]]
[[la:Numerus integer]]
[[lmo:Nümar intreegh]]
[[lo:ຈຳນວນຖ້ວນ]]
[[lt:Sveikasis skaičius]]
[[mk:Цел број]]
[[mr:पूर्ण संख्या]]
[[nds:Hele Tall]]
[[nl:Geheel getal]]
[[nn:Heiltal]]
[[no:Heltall]]
[[pl:Liczby całkowite]]
[[ro:Număr întreg]]
[[ru:Целое число]]
[[scn:Nùmmuru rilativu]]
[[sh:Cijeli broj]]
[[simple:Integer]]
[[sk:Celé číslo]]
[[sl:Celo število]]
[[sq:Numrat e plotë]]
[[sr:Цео број]]
[[sv:Heltal]]
[[ta:முழு எண்]]
[[th:จำนวนเต็ม]]
[[tr:Tam sayılar]]
[[uk:Цілі числа]]
[[ur:صحیح عدد]]
[[vi:Số nguyên]]
[[yi:גאנצע צאל]]
[[yo:Nọ́mbà odidi]]
[[zh:整数]]
[[zh-classical:整數]]
[[zh-min-nan:Chéng-sò͘]]
[[zh-yue:整數]]

Revisão das 00h43min de 15 de maio de 2008

 Nota: Se procura pelo tipo de dado, veja inteiro (tipo de dado).
Conjuntos de números



Os números inteiros são constituídos dos números naturais {0, 1, 2, ...} e dos seus opostos {0, -1, -2, ...}. Dois números são opostos se, e somente se, sua soma é zero. Por vezes, no ensino pré-universitário, chamam-se a estes números inteiros relativos.

O conjunto de todos os inteiros é denotado por Z (Mais apropriadamente, um Z em blackboard bold, ), que vem do alemão die Zahlen, "números".

Os resultados das operações de soma, subtração e multiplicação entre dois Inteiros são inteiros. Dois inteiros admitem relações binárias como =, > e <.

Matemáticos expressam o facto de que todas as leis usuais da aritmética são válidas nos inteiros dizendo que (Z, +, *) é um anel comutativo.

A ordem de Z é dada por ... < -2 < -1 < 0 < 1 < 2 < ... e faz de Z uma ordenação total sem limite superior ou inferior. Chama-se de inteiro positivo os inteiros maiores que zero ; o próprio zero não é considerado um positivo. A ordem é compatível com as operações algébricas no seguinte sentido:

  1. se a < b e c < d, então a + c < b + d
  2. se a < b e 0 < c, então ac < bc

Como os números naturais, os inteiros formam um conjunto infinito contável.

Os inteiros não formam um corpo já que, por exemplo, não existe um inteiro x tal que 2x = 1. O menor corpo que contém os inteiros são os números racionais.

Uma importante propriedade dos inteiros é a divisão com resto: dados dois inteiros a e b com b≠0, podemos sempre achar inteiros q e r tais que:a = b q + r e tal que 0 <= r < |b| (veja módulo ou valor absoluto). q é chamado o quociente e r o resto da divisão de a por b. Os números q e r são unicamente determinados por a e b. Esta divisão torna possível o Algoritmo Euclidiano para calcular o máximo divisor comum, que também mostra que o máximo divisor comum de dois inteiros pode ser escrito como a soma de múltiplos destes dois inteiros.

Tudo isto pode ser resumido dizendo que Z é um domínio euclidiano. Isto implica que Z é um domínio de ideal principal e que todo número inteiro podem ser escrito como produto de números primos de forma única (desde que o 1 não seja considerado primo).

Este é o Teorema Fundamental da Aritmética.

O ramo da matemática que estuda os inteiros é chamado de teoria dos números.

Aplicação

Inteiro é frequentemente um tipo primitivo em linguagem de programação normalmente com 1, 2, 4, ou 8 bytes de comprimento (8, 16, 32, ou 64 bits). Observe, porem que um computador pode apenas representar um subconjunto dos inteiros com estes tipos, já que os inteiros são infinitos e uma quantidade de bits fixa limita a representação a um máximo de 2 à potência do numero de bits ( para bytes, para 32-bit arquitecturas, etc). No entanto, o uso de técnicas de Inteligência Artificial permitem que computadores representem e raciocinem sobre o conjunto dos inteiros.