Saltar para o conteúdo

Walden: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Robô: A remover: id:Waldens
Linha 55: Linha 55:
{{Wikiquote|Henry David Thoreau}}
{{Wikiquote|Henry David Thoreau}}
{{Wikisource|Henry David Thoreau}}
{{Wikisource|Henry David Thoreau}}
* Walden - Henry David Thoreau {{Link||2=http://www.livrosgratis.net/download/2994/walden-henry-david-thoreau.html |3= eBook “Walden”}}
* {{Link||2=http://inlivros.net/download/2994/walden-henry-david-thoreau.html |3= eBook “Walden”}} - inlivros.net


[[Categoria:Livros dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Livros dos Estados Unidos]]

Revisão das 05h50min de 25 de fevereiro de 2012

 Nota: Para outros significados, veja Walden (desambiguação).
Walden; or, Life in the Woods
Walden; ou, a Vida nos Bosques

Página original do título de Walden com uma ilustração da autoria de Sophia Thoreau, irmã do escritor.
Autor(es) Henry David Thoreau
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Lançamento 1854

Walden; ou, A Vida nos Bosques é uma auto-biografia do afamado escritor transcendentalista Henry David Thoreau. A obra contém tanto uma declaração de independência pessoal, uma experiência social e uma viagem de descoberta espiritual, como também um manual para a auto-suficiência[1].

Publicado em 1854, Walden é um manifesto poético contra a civilização industrial, que então ganhava força nos Estados Unidos. Perante a intensificação da complexidade da vida social estadunidense, derivada do crescimento exponencial da industrialização e urbanização, Thoreau, insatisfeito com o modo de vida na sociedade e procurando eliminar o desperdício e a ilusão deste[1], propõe o retorno ao simples.
Assim sendo, inspirado pela filosofia do Confucionismo, em 1845 retira-se para a floresta, onde constrói pelas suas mãos os seus móveis e a sua própria casa, local onde começa a viver apenas com o mínimo necessário à sobrevivência e em intenso contato com a natureza. Porém, vive isolado da sociedade não como ermitão por objectivo, pelo que recebia visitas e também as fazia, mas sim com o propósito de obter uma maior compreensão da sociedade e de descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida[1]. Através da sua própria experiência que durou dois anos, Thoreau tanto pôde confirmar que uma vida simples e humilde é viável em termos financeiros, como também descobrir uma nova visão quase mística do Homem: em pleno contato com a natureza e com os livros.

Esta obra não somente relata a estadia do autor na floresta, e analisa e condena a sociedade capitalista do século XIX, mas também incita o espírito crítico genuíno do leitor e leva-o a uma reflexão profunda acerca dos modos de vida, propondo-lhe novas perspectivas sobre o conceito de Liberdade e o da própria Vida.

Walden tornou-se um dos livros mais célebres do autor e é utilizado como referência tanto para a Ecologia, como também para o movimento beat e hippie.


Referências

  1. a b c Henry David Thoreau. Henry David Thoreau : A Week on the Concord and Merrimack Rivers / Walden / The Maine Woods / Cape Cod (em inglês). [S.l.]: Library of America 

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Walden
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Henry David Thoreau
Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Walden

Predefinição:Link FA