Southern São Paulo Railway: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ca, de, en, ja, no, simple; mudanças triviais
rv
Linha 29: Linha 29:
[[Categoria:Empresas ferroviárias extintas do Brasil]]
[[Categoria:Empresas ferroviárias extintas do Brasil]]
[[Categoria:São Vicente (São Paulo)]]
[[Categoria:São Vicente (São Paulo)]]

[[ca:Southern Railway (Regne Unit)]]
[[de:Southern Railway (Großbritannien)]]
[[en:Southern Railway (Great Britain)]]
[[fr:Southern Railway]]
[[ja:サザン鉄道 (イギリス)]]
[[no:Southern Railway (Storbritannia)]]
[[simple:Southern Railway (Great Britain)]]

Revisão das 22h52min de 26 de março de 2010

Predefinição:Info Ferrovia

A 'Southern San Paulo Railway' Co., (também conhecida como Southern Railway) foi criada em 1908, quando a prefeitura de Santos deu autorização para o assentamento de uma linha de ferro, de Oeste para Leste, fazendo cruzamentos com as vias que se fizerem necessárias, desde a divisa da Comarca de São Vicente, até a divisória dos terrenos aforados ao Governo da República pela Companhia Docas de Santos...

Em 17 de janeiro de 1914, a Southern San Paulo Railway Co. inaugurou a linha ferroviária de Santos a Conceição do Itanhaém, passando por São Vicente.

Continuando sua expansão pelo litoral sul do estado de São Paulo, a Southern San Paulo Railway Co. concluiu o assentamento dos trilhos até Itanhaém, chegando a Peruíbe e - depois de vencer um pequeno trecho de serra - chegando também a Juquiá.

O trem era o único meio de transporte para toda a região. Assim a produção de frutas (principalmente bananas) e madeiras era levada até o porto de Santos, de onde poderia ser exportada ou seguir para Jundiaí, no planalto paulista, pelo trem da São Paulo Railway (SPR).

Em 1926, no governo Washington Luis, a 'Southern San Paulo Railway' Co. foi adquirida pela Sorocabana.

Essa aquisição permitiu à Sorocabana a criação do ramal Juquiá-Mairinque que ligou, finalmente, o porto de Santos à cidade de São Paulo. Com isso, em dezembro de 1937, foi rompido o monopólio de acesso ao porto de Santos, longamente detido pela São Paulo Railway