.so

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
.so
Flag of Somalia.svg
Criado em 1997
Tipo de TLD Domínio de Topo
Status Ativo
Responsável SO Registry
Criado para entidades ligadas à Somália Somália
Uso atual Diversos tipos de sites
Restrições de registro Sem restrições

.so é o domínio de topo da Somália na Internet, criado em agosto de 1997, e delegado a World Class Domains, uma subsidiária da Monolith Innovation Group INC; com sede em Pittsburgh, Pennsylvania, Estados Unidos, e re-delegado[1] em fevereiro de 2009 para o Ministério das Telecomunicações[2] e Correios da Somália, que o opera por meio do soNIC.

Na década de 90, o Projeto da Monolith InnovationErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido, era de oferecer registros de domínios .so de forma gratuita, assim como a Freenom[3], faz com ccTLD's .tk, .cf, .ga, .ml e .gq, com este acordo foi criada em 1998 a World Class Domains para oferecer o serviço de domínios gratuitos sob o .so.

Relançamento[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o Governo Federal da Somália decidiu relançar o .so, e cobrar pelos registros, solicitando a IANA, a re-delegação do ccTLD .so.

Em 2015, o Ministério das Comunicações fundou a Somali Network Information Center (SONIC[4]), que cuidaria das operações do ccTLD .so.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «IANA Report on the Redelegation of the .SO Top-Level Domain». IANA Report on the Redelegation of the .SO Top-Level Domain. IANA. 3 de fevereiro de 2009. Consultado em 19 de maio de 2016 
  2. «IANA — .so Domain Delegation Data». www.iana.org. Consultado em 19 de maio de 2016 
  3. «Freenom.com». www.freenom.com. Consultado em 19 de maio de 2016 
  4. «Migration». SONIC. 16 de julho de 2015. Consultado em 19 de maio de 2016