.yu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
.yu
Flag of FR Yugoslavia.svg
Criado em 1989
Tipo de TLD Domínio de Topo
Status Ativo
Responsável nic.yu (Registro Iugoslavo de Domínios da Internet)
Patrocinador YUNET Association
Criado para Entidades ligadas à Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia

Flag of FR Yugoslavia.svgIugoslávia Flag of Serbia and Montenegro.svgSérvia e Montenegro

Uso atual Utilizado pelo antigo estado de Sérvia e Montenegro até 2006
Restrições de registro Registros não disponíveis desde 10 de março de 2008
Estrutura Não como Domínio de topo

.yu (Yugoslavia) é o código TLD (ccTLD) na Internet para a Iugoslávia. O domínio é administrado pela YUNET Association, uma organização sediada na Faculdade de Engenharia Elétrica na Universidade de Belgrado.

A ICANN decidiu que o domínio da Iugoslávia será utilizado pelo Registro Nacional de Domínios da Internet da Sérvia, responsáveis pelo domínio .rs, durante o período em que os endereços registrados em .yu sejam transferidos para os domínios .me, de Montenegro, e .rs, da Sérvia. Essa transação durará 2 anos e a abolição de .yu ocorrerá por volta de 30 de Setembro de 2009.[1]

O código YU foi trocado por CS em Julho de 2003, seguindo a troca de nomenclatura de República Federal da Iugoslávia para Sérvia e Montenegro, em Fevereiro de 2003. O ccTLD .cs permaneceu reservado para Sérvia e Montenegro após aquela data, mas nunca foi de fato utilizado.

História[editar | editar código-fonte]

O ccTLD .yu foi foi atribuído inicialmente à República Socialista Federativa da Iugoslávia. Depois da Guerra Civil Iugoslava e da dissolução da República Socialista Federativa da Iugoslávia, a República Federal da Iugoslávia foi formada e a IANA decidiu passar o domínio para o país remanescente. O país se dividiu, além desse novo território iugoslavo, em Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina e a Macedônia. A Iugoslavia passou a se chamar Sérvia e Montenegro em Fevereiro de 2003, e separada em duas novas federações em Julho de 2006.

Usos do domínio .yu[editar | editar código-fonte]

Todos os endereços registrados em .yu são de entidades legais. Domínios de Topo são reservados para instituições federais e governamentais, como provedores de acesso à Internet. A Igreja Ortodoxa Sérvia também foi autorizada a usar o domínio .yu.

Domínios de Segundo Nível[editar | editar código-fonte]

  • Organizações acadêmicas, como universidades, são registradas no domínio acadêmico, .ac.yu. * Instituições educacionais, como escolas de ensino fundamental e ensino médio, usam o domínio .edu.yu.
  • Organizações independentes usam o domínio .org.yu.
  • Corporações usam o domínio .co.yu.
  • O governo usa o domínio .gov.yu.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]