Alison Sudol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Fine Frenzy)
Ir para: navegação, pesquisa
Alison Sudol
Alison Sudol (2016).
Informação geral
Nome completo Alison Loren Sudol
Também conhecido(a) como A Fine Frenzy
Alison Monro
Nascimento 23 de dezembro de 1984 (31 anos)
Origem Seattle, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, adult contemporary e música alternativa
Ocupação(ões) cantora, compositora e atriz
Instrumento(s) Vocal, piano e guitarra
Período em atividade 2006-presente
Gravadora(s) EMI
Afiliação(ões) Aqualung, Salman Ahmad of Junoon, Flight of the Conchords e Sounds Under Radio
Influência(s) Ella Fitzgerald e Aretha Franklin
Página oficial http://www.afinefrenzy.com

Alison Loren Sudol (Seattle, 23 de dezembro de 1984), também conhecida por seu apelido musical A Fine Frenzy, é uma cantora, compositora, pianista e atriz norte-americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Nascida em Seattle, Washington, filha de dois professores de Artes Dramáticas (John Sudol e Sandra Grace West-Moore), Alison Sudol e a sua mãe mudaram-se para Los Angeles depois de os seus pais se separarem quando ela tinha 5 anos. Ela não via muito o seu pai, John Sudol, enquanto crescia. Alison S. cresceu ouvindo uma grande variedade artistas e estilos musicais, incluindo Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, e swing.[1] Ela graduou-se da escola secundária com apenas 16 anos, e considerava-se "nerd e calma." Sudol não "bebia ou fumava ou fazia coisas desse género." Ela afirmou numa entrevista: "Eu estava tão nervosa sobre ir para a Universidade assim super nova. Eu decidi tirar dois anos para tentar decidir o que fazer com a música. E quando eu tinha 18 anos, eu estava tão envolvida que não quis parar". [1] Com dezoito anos, Sudol começou a sua primeira banda, Monro.

Alison Sudol têm uma paixão pela literatura e debruçou-se sobre os trabalhos de C. S. Lewis, E. B. White, Lewis Carroll, Anthony Trollope e Charles Dickens. O nome da sua banda, "A Fine Frenzy," é tirado de um verso de William Shakespeare na obra Um Sonho de Uma Noite de Verão: "The poet's eye, in a fine frenzy rolling, doth glance from heaven to earth, from earth to heaven" (Theseus, Acto 5, Cena 1). Depois de aprender sozinha a tocar piano, ela colocou a sua energia criativa na escrita de músicas.

A pequena demo que ela enviou chamou a atenção de Jason Flom da EMI, que a contratou depois de visitar a sua casa e ouvi-la tocar.[2][3]

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Sudol a tocar piano.

Em Março de 2007 apareceu no South by Southwest (SXSW) abrindo o concerto dos The Stooges. Pouco tempo depois saiu o seu álbum de estréia, One Cell in the Sea, foi lançado com críticas geralmente positivas. O primeiro single "Almost Lover", alcançou o número 25 no Billboard's Hot Adult Contemporary Tracks chart. Em meados de 2007, ela abriu o concerto de Rufus Wainwright na sua turnê. Em Março e Abril de 2008, Alison Sudol começou a sua própria turnê nos E.U.A. e Canadá. Em Abril ela continuou a turnê pela França, Bélgica, Alemanha e Suíça. Em Setembro de 2008, Alison foi a estrela da abertura do festival 'New Pop Festival' organizado pela Alemanha, broadcaster SWR3. Ela voltou a Alemanha, Áustria e Suíça em Novembro de 2008.

A sua música "You Picked Me" foi escolhida no iTunes como o "Free Single of the Week" na semana de 14 de Agosto de 2007. No VH1 o tema foi escolhido como a música “You Oughta Know". Em Outubro de 2008, a SIC escolheu o tema "You picked me" como o tema do canal.

O seu álbum vendeu até agora mais de 300,000 cópias. Em 2008 foi lançado na Alemanha, Áustria, Suíça e Polónia. Em cada um desses países o álbum alcançou o top das 30+. Com o seu primeiro single, "Almost Lover," alcançou o número 8 na Alemanha, o número 10 no Swiss Charts e o número 5 na Áustria.

Alison é uma pessoa reservada, contudo desenvolveu uma reputação de "acessível" e "amigável", e fala regularmente com os fans após os concertos.

A Fine Frenzy já visitou por duas vezes Portugal; uma no Super Bock em Stock de 2008 e outra na XIV Gala dos Globos de Ouro interpretando o tema "You picked me".

O segundo álbum de estúdio Bomb in a Birdcage, foi lançado a 8 de Setembro de 2009.[4] O primeiro single, "Blow Away," foi lançado no dia 17 de Julho de 2009 seguido de mais dois singles, "Happier" e "Electric Twist."[5] No dia 23 de Novembro de 2009 um DVD com filmagens de um concerto gravado em 2007, A Fine Frenzy Live at the House of Blues Chicago, foi lançado no iTunes.

Na atuação no Sundance 2012, foram revelados vários nomes de canções para o novo álbum incluindo "Avalanches" e "Riversong." Na revista Lucky de Março de 2012 Alison Sudol revelou o título do novo álbum, Pines.[6]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Alison também é atriz e já atuou em filmes e séries. Contanto, seu trabalho mais marcante foi em Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016), adaptação cinematográfica do livro homônimo da escritora britânica J. K. Rowling, que serve como prequel para a saga Harry Potter. No longa, Alison interpreta Queenie Goldstein, uma Legilimente (pessoa capaz de ler mentes).

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Bandas sonoras[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]