Abutre-de-rabadilha-branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAbutre-de-rabadilha-branca
Abutre-de-rabadilha-branca no Parque Nacional Etosha, Namíbia
Abutre-de-rabadilha-branca no Parque Nacional Etosha, Namíbia
Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Gênero: Gyps
Espécie: G. africanus
Nome binomial
Gyps africanus
Salvadori, 1865

O abutre-de-rabadilha-branca (Gyps africanus) é um abutre da família Accipitridae, que inclui também as águias, milhafres e gaviões. Ele está intimamente relacionado com o abutre-fouveiro (G. fulvus). Às vezes ele é chamado de abutre-de-rabadilha-branca-africano para distingui-lo do abutre-de-rabadilha-branca-oriental — hoje em dia, normalmente chamado de abutre-indiano-de-dorso-branco — do qual foi antigamente acreditava estar intimamente relacionados.

O abutre-de-rabadilha-branca é um típico abutre, apenas com penas na cabeça e pescoço, muito ampla, asas e cauda curtas. Ele tem um pescoço com um tufo branco. Este é um abutre médio podendo pesar até 6.5 kg , geralmente pesa de 4,15-5.7 kg; seu comprimento é 78-95 cm e tem um 1,96 m a 2,25 m de envergadura.[2][3][4]

Referências

  1. «Gyps africanus» (em inglês). IUCN & BirdLife International. 2012. Consultado em 21 de maio de 2016 
  2. «White-backed vulture (Gyps africanus (em inglês). ARKive. Consultado em 21 de maio de 2016. Arquivado do original em 29 de maio de 2012 
  3. Ferguson-Lees, J. & Christie, D. & Franklin & Mead & Burton (2001). Raptors of the World (em inglês). [S.l.]: Houghton Mifflin. ISBN 0-618-12762-3  templatestyles stripmarker character in |autor= at position 1 (ajuda)
  4. «African White-backed Vulture» (em inglês). Oiseaux-birds. Consultado em 21 de maio de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.