Academia Sporting

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Academia Sporting
Nome Academia Sporting - Centro de Futebol do Sporting Clube de Portugal
Características
Local Alcochete - Portugal
Gramado (110 x 70 m (5 campos), 90 x 70 m (1 campo))
Construção
Custo € 17.005.000
Inauguração
Data 21 de junho de 2002 (15 anos)
Outras informações
Proprietário Sporting Clube de Portugal

A Academia Sporting [1] inaugurada a 21 de Junho de 2002, é um complexo desportivo com cerca de 250 mil metros quadrados, o primeiro com esta envergadura e qualidade feito em Portugal e um dos mais modernos e melhor equipados da Europa, detido pelo Sporting Clube de Portugal.

Esta Academia tem como principal finalidade a formação de jovens jogadores, aptos a enveredarem por uma carreira, no mundo cada vez mais competitivo, do futebol profissional, permitindo à SAD do clube gerir o futuro do seu plantel profissional numa óptica de desenvolvimento sustentado.

Serviu de centro de estágio à Selecção Portuguesa durante o Euro 2004,[2] e muitos clubes fizeram pré-época na Academia (Dinamo, Dortmund entre outros).

É considerado por grandes personalidades do futebol mundial Luis Felipe Scolari, Pierluigi Collina, Alex Ferguson, Roy Keane entre outros, como uma das melhores academias de futebol alguma vez vistas.[3]

Em 2010 a Academia Sporting é a primeira na Europa a receber o certificado de qualidade ISO9001:2008, atribuído pela EIC (Empresa Internacional de Certificação e Reconhecimento do Modelo de Excelência, da European Foundation for Quality Management), um feito histórico assinalado numa cerimónia a 19 de Janeiro desse ano.[4]

Organização[editar | editar código-fonte]

Infraestruturas Desportivas[editar | editar código-fonte]

  • A Academia dispõe de cinco campos de futebol com relva natural e dimensões de 110x70 metros, um campo de relva sintética com 90x70 metros e um recinto coberto equipado com piso sintético de 60x40 metros.
  • O campo principal tem o apoio de bancadas com capacidade para mil espectadores, parcialmente cobertas e balneários para visitante, visitado e equipas de arbitragem.
  • O Centro de Futebol do Sporting dispõe de um centro médico, dois amplos ginásios dotados com a mais moderna aparelhagem, tanques de hidromassagem, banho turco e balneários.
  • As vastas dimensões do espaço onde foi construída a Academia permitem a utilização de, aproximadamente, 120 mil metros quadrados de matas como espaços de lazer e zonas de corrida.
  • Um tanque de hidroterapia, também utilizado como piscina de lazer, e um campo polidesportivo ao ar livre completam o leque das infraestruturas desportivas disponíveis.

Edifício Central[editar | editar código-fonte]

  • A Academia dispõe ainda de um edifício central com 11 mil metros quadrados de área coberta, com 91 quartos totalmente equipados e com varanda, 18 dos quais duplos e disponíveis para alugar.
  • No edifício funcionam ainda dois refeitórios, salas de estar equipadas com jogos, cozinha e rouparia.
  • O edifício central da Academia Sporting está dotado também de um moderno auditório com 70 lugares e capacidades multimédia.

Complexo Desportivo[editar | editar código-fonte]

  • O complexo desportivo do futebol do Sporting dispõe de sala de conferência de imprensa e sala de imprensa equipadas com as funcionalidades adequadas às exigências da moderna sociedade de informação.
  • O espaço da Academia integra ainda áreas de estacionamento e garagem em condições para acolher autocarros.
  • Todo o complexo desportivo está completamente vedado e protegido por um sistema de videovigilância e detecção de intrusão e a entrada é feita através de um portão com tele-vigilância e uma portaria em funcionamento permanente.


Este é o local de trabalho de todo o futebol leonino, ao serviço da preparação e dos estágios da equipa profissional e de todos os escalões de formação a partir dos 13 anos de idade e onde está instalada a nova linha de produção de talentos do Sporting. Daqui já saíram nomes como Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Nani, Miguel Veloso, Rui Patrício, Carriço, Adrien Silva, Cédric Soares, Bruma, William Carvalho e Carlos Mané que são apenas os primeiros de uma lista que se prevê interminável.


Escolas Academia Sporting[editar | editar código-fonte]

Ao criar uma rede de Escolas de Futebol Academia Sporting[5] para crianças entre os 5 e os 14 anos e espalhadas por todo o País, o Sporting pretende não só detectar talentos, mas também contribuir para a formação desportiva dos jovens portugueses, e incutir-lhes a cultura de um Clube centenário.

Assim o Sporting associando-se a escolas de futebol já existentes, ou a outras que sejam formadas para o efeito, fornece-lhes a sua experiência e saber acumulados e a imagem da sua marca de qualidade ímpar, coordenando um trabalho sistematizado dentro dos moldes pré estabelecidos pela Academia Sporting, esperando mais tarde colher frutos desse investimento.

O projecto arrancou com quatro escolas - Clube Internacional de Futebol (CIF), que tem como director Carlos Xavier, a escola 4x4x2, situada na Alta de Lisboa, a Indoorfut de Corroios, e a FUTIndoor de Setúbal - mas o interesse depressa cresceu por todo o País, e hoje de Viana do Castelo ao Algarve, já são mais de vinte as Escolas Academia Sporting, que movimentam milhares de crianças, algumas das quais já foram integradas nas equipas jovens do Sporting.

Entretanto já se tornou numa tradição a realização de um encontro das escolas no final de cada época, que se transformou numa enorme festa pintada de verde e branco, onde os miúdos podem conviver com os craques da equipa principal, e jogar no relvado do Estádio José Alvalade.


Referências

  1. «O Surgimento da Academia Sporting». Wiki Sporting-Fórum SCP. 23 de novembro de 2008. Consultado em 6 de julho de 2017 
  2. «UEFA». Consultado em 23 de Novembro de 2010 
  3. «Uma das mais prestigiadas Academias do Mundo». www.sporting.pt. 23 de junho de 2002. Consultado em 6 de julho de 2017 
  4. «Distinguida como modelo de qualidade». Jornal Publico. 19 de janeiro de 2010. Consultado em 6 de julho de 2017 
  5. «O que são as EAS». www.sporting.pt. Consultado em 6 de julho de 2017 
Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.