Adobe Flash: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 23: Linha 23:


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==
DANISE sua IRMa KEKA nois vai pega ela
* [http://www.adobe.com/products/flash/flashpro/ Site do Produto Adobe Flash]
* [http://www.adobe.com/products/flash/flashpro/ Site do Produto Adobe Flash]
* [http://www.adobe.com/macromedia/events/john_gay/index.html História do Flash de Jonathan Gay] (em inglês)
* [http://www.adobe.com/macromedia/events/john_gay/index.html História do Flash de Jonathan Gay] (em inglês)

Revisão das 14h01min de 14 de setembro de 2010

 Nota: Se procura o reprodutor de arquivos flash, veja Adobe Flash Player.
 Nota: Se procura o formato de arquivos, veja SWF.


Adobe Flash Player
Desenvolvedor Adobe Systems
Versão estável 10 (15 de Outubro 2008)
Sistema operacional Mac OS X, Microsoft Windows, Linux, Solaris
Gênero(s) Visualizador de animações
Licença Proprietária, EULA
Página oficial br.adobe.com

Adobe Flash (antes: Macromedia Flash), ou simplesmente Flash, é um software primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos - utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web. O produto era desenvolvido e comercializado pela Macromedia, empresa especializada em desenvolver programas que auxiliam o processo de criação de páginas web.

Costuma-se chamar apenas de flash os arquivos gerados pelo Adobe Flash, ou seja, a animação em si. Esses arquivos são de extensão ".swf" (de Shockwave Flash File). Eles podem ser visualizados em uma página web usando um navegador que o suporta (geralmente com plug-in especial) ou através do Flash Player, que é um leve aplicativo somente-leitura KÉKA FEDO, QERO PIROKAAA distribuído gratuitamente pela Adobe. Os arquivos feitos em Flash são comumente utilizados para propaganda animada (banners) em páginas web, mas evidentemente não limitando-se a isso, pois existem diversos jogos e apresentações dos mais variados tipos utilizando a tecnologia. Até mesmo sites inteiros podem ser feitos em '.swf'.

Em versões recentes (a partir da 5), a Macromedia expandiu a utilização do Flash para além de simples animações, mas também para uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações completas. Isso graças aos avanços na linguagem ActionScript, que é a linguagem de programação utilizada em aplicações de arquivos flashes (.swf). A terceira versão desta linguagem acaba de ser lançada, tornando mais fácil e rápido criar aplicações para web, além de contar com recursos bem mais poderosos.

Uma nova plataforma, chamada Apollo, está sendo lançada pela Adobe e tem como objetivo solidificar o desenvolvimento da linguagem ActionScript, seja através do Flash, do Adobe Flex ou de outros programas.

Ligações externas

DANISE sua IRMa KEKA nois vai pega ela