Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou seção foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis e independentes (desde maio de 2018). Fontes primárias, ou com conflitos de interesse, não são adequadas para verbetes enciclopédicos. Ajude a incluir referências.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde março de 2012). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
ABDI
Agência de Inteligência do Governo Federal
Fundação 2004
Sede Brasília, DF
Website oficial Site ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI se consolidou, ao longo de 14 anos de existência, como a Agência de inteligência do Governo Federal para o setor produtivo. A ABDI possui um quadro técnico enxuto, ágil e qualificado para desenvolver estratégias e ações voltadas à promoção da inovação e da competitividade do País.

Criada pela necessidade de gerar inteligência competitiva e articulação entre instâncias públicas e privadas e, principalmente, entre os diversos órgãos federais e regionais que atuam no desenvolvimento industrial, a Agência tem a missão de ser indutora da cultura de digitalização da economia e cumpre papel significativo no processo de formulação e execução de programas e projetos voltados para a transformação digital do setor produtivo brasileiro.

Entre os projetos de destaque estão: a implantação e disseminação do Building Information Modelling (BIM) na construção civil; o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA); o estímulo da conexão entre startups e empresas como instrumento de transformação digital (Digital Challenges); o Living Lab de Tecnologias para Cidades Inteligentes; a identificação e apoio de tecnologias inovadoras em defesa e cibersegurança; entre outras ações e programas voltados para a disseminação da Indústria 4.0.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A Agência Brasileira de Desnvolvimento Industrial (ABDI) foi criada pelo governo federal em 2004 com a missão de promover a execução da política industrial, em consonância com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e de comércio exterior (Lei 11.080). Desde o início de sua criação desenvolve estudos e pesquisas focados na maior competitividade da indústria brasileira.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Portal ABDI, 2014, "Sobre a ABDI" http://www.abdi.com.br/paginas/sobre_abdi.aspx Arquivado em 18 de novembro de 2014, no Wayback Machine.