Aguijan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aguijan (Aguigan)
Mariana Islands - Aguijan.PNG
Localização de Aguijan
14° 51' 13" N 145° 33' 34" E
Geografia física
País Marianas Setentrionais
Arquipélago Marianas Setentrionais
Ponto culminante 157 m
Área 7,09  km²
Geografia humana
População 0 (2010)
Densidade 0  hab./km²
SaipanTinianAquijan.png
Localização de Saipan, Tinian e Aguijan

Aguijan é uma ilha das Ilhas Marianas Setentrionais, situada a aproximadamente 8 km a sudoeste de Tinian, da qual está separada pelo canal de Tinian. Tem cerca de 7,09 km2 de área.

Características[editar | editar código-fonte]

Aguillan está desabitada e é visitada raramente, pois é rodeada por abruptas falésias. Uma expedição em 2002 descobriu na ilha uma série de espécies nativas, incluindo várias de morcegos. Muita da vegetação nativa foi destruída com a introdução de caprinos na ilha, que hoje vivem em estado selvagem.

É provável que a primeira visita por europeus tenha ocorrido na expedição liderada pelo português Fernão de Magalhães, ou pela sua sequência liderada por Gonzalo Gómez de Espinosa, tendo sido referida com o nome Santo Ángel. Foi visitada pelo missionário espanhol Diego Luis de San Vitores em 1669[1]. em 1899, com o resto do arquipélago, foi vendida pela Espanha à Alemanha, e fez assim parte da Nova Guiné Alemã. Na Primeira Guerra Mundial, passou a fazer parte do Império Japonês e administrada no contexto do Mandato do Pacífico Sul.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses mantiveram uma guarnição em Aguijan. A rendição ocorreu em 4 de setembro de 1945, dois dias depois da rendição formal do Japão.

Aguijan e a vizinha ilha Tinian formam o município de Tinian, uma das quatro principais divisões políticas que formam as Ilhas Marianas do Norte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Mapa de Saipan, Tinian e Aguijan

Referências

  1. Burney, James A chronological history of the discoveries in the South Sea or Pacific Ocean London, 1803, vI, p.57.