Aiko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aiko
Aiko
Informação geral
Nome completo Aiko Yanai[1]
Local de nascimento Suita, Osaka[2]
Japão
Nacionalidade Japão japonesa
Gênero(s) Pop
Ocupação(ões) Cantautor
Instrumento(s) Vocais
Período em atividade 1998-presente (cantora)
Gravadora(s) Pony Canyon
Página oficial [1]

Aiko (estilizado como aiko, nome de nascimento: Aiko Yanai (柳井愛子 Yanai Aiko?)) é uma cantora de j-pop, compositora e vocalista japonesa.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1996, Aiko tornou-se uma apresentadora de rádio FM Osaka depois de se formar na faculdade. Lançou um CD que ela produziu independentemente, com seus amigos do colégio, em agosto. Participou de "The 5th Music Quest Japan Final" em agosto de 2010, e foi agraciada com o Prêmio de Excelência, dividindo o prêmio com o Ringo Shiina.[3] Lançou um EP em um selo independente em 1997, seguido por um single e um mini-álbum em 1998.

Em julho de 1998, Aiko estreou em uma grande gravadora com seu primeiro single, "Ashita", que foi usado como tema para o filme Shinsei Toire no Hanako-san.

Em 2000, seu segundo álbum, Sakura no Ki no Shita, alcançou o número um nas paradas semanais da Oricon, com o total de 1,4 milhões de cópias vendidas. Seu sexto single, "Boyfriend", vendeu mais de 500 000 cópias e se tornou seu single mais vendido do CD. Ela fez sua primeira participação em 2000 de Kōhaku Uta Gassen do NHK.

Referências

  1. «Aiko». MTV.com. 31 de março de 2010. Consultado em 6 de abril de 2015 
  2. «Biografia» (em japonês). Pony Canyon. Consultado em 6 de abril de 2015. Arquivado do original em 24 de julho de 2010 
  3. YAMAHA MUSIC FOUNDATION. «The 5th MUSIC QUEST JAPAN FINAL» (em inglês). Consultado em 6 de abril de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.