Airco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logo da Airco.

A Aircraft Manufacturing Company Limited, ou simplesmente Airco, foi uma empresa aeronáutica criada por George Holt Thomas, em Hendon, na Inglaterra em 1912.

Geoffrey de Havilland entrou para a empresa dois anos depois, como projetista chefe, seus projetos foram marcados com as iniciais DH.

Após o final da Primeira Guerra Mundial, a companhia teve problemas por causa de sua excessiva dependência militar, chegando a falência em 1920. Seus bens foram comprados pela Birmingham Small Arms Company, que não tinha interesse no negócio da aviação. Os bens relativos à aviação foram então comprados por Geoffrey de Havilland, que formou a de Havilland Aircraft Company em 1920.

O projetista chefe da Airco,
Geoffrey de Havilland.

Origens e de Havilland[editar | editar código-fonte]

Durante 1912, a Airco foi fundada pelo proprietário do jornal e industrial George Holt Thomas. A empresa foi inicialmente sediada em The Hyde em Hendon, norte de Londres, Inglaterra. A partir de agosto de 1914, o aviador William Taylor Birchenough trabalhou como piloto de testes para a Airco. Naquele mesmo ano, sabendo que Geoffrey de Havilland, que então estava na Royal Aircraft Factory em Farnborough, poderia estar disponível, Holt Thomas o convidou para ingressar na Airco como seu designer-chefe. Os projetos da Airco de De Havilland provariam ser decisivos para a empresa, que acabaria por fornecer cerca de 30 por cento de todos os treinadores, caças e bombardeiros usados pela Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial.[1] Os designs de De Havilland para a Airco foram todos marcados com suas iniciais "DH".[2]

Modelos fabricados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The King's Interest In Flying. Factory And Aerodrome Visited. The Times, Friday, 1 June 1917; pg. 9; Issue 41493.
  2. Airco display advertisement, page 3, The Times, 3 December 1918.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.