Ajuda Discussão:Guia de edição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Revisão do artigo pelas normas do Acordo Ortográfico de 1990[editar código-fonte]

Em conformidade com a deliberação da comunidade, segundo a qual, a partir do primeiro dia de 2009, as normas do Acordo Ortográfico de 1990 devem passar a ser utilizadas nas páginas oficiais da WP-pt — menus, políticas, recomendações, resolução de problemas, guias de ajuda, FAQ e glossário —, assim como na página principal e nos títulos de todos os artigos, procedi à devida revisão ortográfica deste artigo. Cumprimentos e votos de Bom Ano de 2009, Manuel de Sousa (discussão) 23h18min de 6 de Janeiro de 2009 (UTC)

Proposta[editar código-fonte]

> Versão proposta

Proponho essa versão do guia, traduzido e adaptado do guia anglófono, mais completo e melhor dividido em seções. Vulcan (discussão) 06h50min de 27 de junho de 2013 (UTC)

Todas as ligações que estavam na caixa estão na versão proposta?—Teles«fale comigo» 08h02min de 28 de junho de 2013 (UTC)

Diferenças encontradas:

Vulcan (discussão) 16h37min de 28 de junho de 2013 (UTC)

A edição proposta comete os mesmos erros da versão antiga da Ajuda:Página principal. Um repositório ordenado de ligações. Aliás é muito similar na sua premissa básica, vários links divididos em seções. Aquelas páginas não fazem parte do Guia de edição, postas ali perde-se o sentido, se referem a políticas ou recomendações, outras são do Livro de estilo, e até ensaios. A página inicial do guia de edição se refere às páginas do guia de edição, páginas que abordam temas mais práticos (como categorizar, formatar, usar o histórico...), não recomendações da Wikipédia. Pois foi esta a razão de sua criação. Cainã Marques 16h59min de 28 de junho de 2013 (UTC)
Mas a intenção do guia é fornecer o maior número de informações possíveis relacionado ao processo de edição, é exatamente isso que ele deve fazer:
O guia de edição é um guia pormenorizado sobre as diversas ações do processo editorial na Wikipédia. Desde os passos mais simples, como iniciar uma página, aos processos mais complexos de formatação, cada um dos tópicos apresentados tem por objetivo abranger a maior informação possível sobre o tema, de modo a clarificar dúvidas e auxiliar durante a edição.
Vulcan (discussão) 17h13min de 28 de junho de 2013 (UTC)
Pois bem, e o resultado é as páginas contidas em {{Guia de edição}}. A versão proposta não tem nada a ver com o formato atual do Guia, o qual não é uma listagem de páginas de ajuda, nem página de ajuda genérica como qualquer outra, o Guia se refere a um conjunto de artigos editoriais de ordem prática. Nós temos um Guia prático para a consulta rápida, um WP:Livro de estilo para questões mais pormenorizadas, um Ajuda:Tutorial para os novatos e a página principal de ajuda que tentava reunir tudo. Ao ampliá-lo desta forma, embora pareça a você que está a melhorá-lo, está a descaracterizar seu papel, o "maior número de informações possíveis relacionado ao processo de edição" é papel da página de ajuda principal. Aquelas páginas não fazem parte do Guia de edição. Cainã Marques 18h23min de 28 de junho de 2013 (UTC)
Falando em guias, existem guias demais na WP, a informação está muito dispersa e dificulta o aprendizado e a consulta. O Guia prático poderia ser fundido nas páginas a que ele se refere, em cada página do Guia de edição/Ajuda/Livro de estilo e outras que estão no Guia prático, na mesma página destino que ela visou resumir deveria ter duas abordagens: a mais resumida e geral ficaria no topo; a mais completa(para quem quisesse se aprofundar no assunto) seria só continuar lendo até o fim da página. As páginas do Guia avançado, que na prática possui um único afluente (esse que eu adicionei recentemente Ajuda:Tutorial/Tópicos_avançados) deveriam estar em uma seção do índice do Guia de edição. Fazendo isso eliminaríamos 2 guias e melhoraríamos os existentes, simplificando muito as coisas. Vulcan (discussão) 19h20min de 28 de junho de 2013 (UTC)
Não há razão para a fusão do Wikipédia:Guia prático, não há o que ser fundido. As páginas a que ele se refere são sempre mais completas que ele próprio. Este método de fusão que descreveu, embora contorne este problema, causaria sobreposição de informações e, na minha opinião, mais confusão, na maioria das páginas não seria vantajoso. Ele foi criado para simplificar as coisas, e embora acabe contribuindo para a confusão de uma forma ou de outra, cumpre seu papel acima de tudo. Quanto a fusão do Ajuda:Guia avançado, concordo plenamente e só não sugeri antes por causa da grande quantidade de propostas suas na comunidade. Eu preferiria que esperasse um pouco antes de fazer esta proposta. Cainã Marques 19h55min de 28 de junho de 2013 (UTC)

Fernando Gean Costa da Silva mais conhecido como,Ferfe, (São Bernardo,10 de Agosto de 1995) é rapper, desenhista, e seu hobby tambêm é praticar esportes (futebol., basquete).

 Com nacionalidade brasileira, desde os 7 anos foi adorador do rap, dançava hip-hop e frequentava rachas de rua. Aos 15 anos quando começou a ter contato com o studio musical, ja tinha total certeza que queria ser rapper, gostava de manter contato com o publico e frequantar batalhas de rimas, inicialmente seu primeiro lançamento foi execultada pelo produtor Dj Ace que o apoiou desde o começo de sua carreira e que logo em seguida foi explorando seu trabalho pela região de São Paulo e em sequencia representando sua cidade Santo André.
 Ferfe nasceu em São Bernardo do Campo no dia 10 de Agosto de 1995. Com 14 anos se mudou para Santo Andre - SP e começou a gostar de fazer rap e aderiu-se ao estilo, pelo fato de ter muitas referencias internacionais isso foi um engajamento para ele acreditar mais no seu sonho.
 Um ano mais tarde, Ferfe conheçeu pessoas que o ajudaram a crescer na sua carreia com seu primeiro lançamento intitulado Onça, com produção execultiva do Dj Ace. Com muitos objetivos pautados, Ferfe decidiu improvisar um home studio em seu quarto para conseguir se dedicar por mais horas no que ama fazer com o apoio da Mage Records. O resultado de seu lançamento Onça foi tão positivo, que as colaborações com o produtor Dj Ace fluem até hoje, assim como Onda Roxa, Legendário, Trampo Pesado, Olha Meus Manos, o mais recente Não Me De Motivos entre outros singles que o público fiel dele conhece muito bem. 
 No ano de 2018, Ferfe anunciou seu primeiro projeto chamado Guapo Mixtape, contendo 10 faixas, incluindo no mesmo ano singles como Maguila, Durag, Rude entre outros. o artista com o tempo veio aprendendo tanto que não tem costume de ficar na mesmice, no ano de 2019 entrou em colaboraçãoes com o Gords Beats lançando o EP Cristália feat Rafv tambêm se juntando com o produtor da HONEY THIRTY (Anagrama) com os singles Sem Limites, Maguila, Bebado Desde Segunda, BrotaPraCrê vol 2 com direção do Renato da Batalha da Atlântica. Com seus objetivos em alta, conquistando o publico por ter muita energia nos shows, Ferfe conseguiu espaço na cena se apresentando na região do ABC e no centro de são Paulo, principalmente na casa Morfeus Club que abriu portas pra diversos artistas da cena. O ano seguiu de chuva de novidades pra quem acompanha o Ferfe, logo anunciando seu EP Riquinho Rico contendo seis faixas, veio com um lançamento de videoclipe de Joia Baguettes Florida e Sem Papo Furado com produção execultiva do Celo.
 Finalizando o ano de 2019, Ferfe surpreendeu a todos com seu primeiro album intitulado Isso é minha vida lançado no natal 25 de Desembro de 2019 contendo mais de 15 faixas exclusivas, com participações de Te$e Mc's, Nobre, Flacko, Baddielis, Honey Thirty, Haza criando conexões com artistas do Rio de Janeiro, Natal, e do ABC. O album tambem incuiu uma faixa bônus do artista Lil Glubbs, nomeada FVRMVCEUTICXS.
  No Ano Letivo de 2020, Ferfe veio com lançametos mais objetivos, o single Sem Tempo que teve uma boa repercução com os fans contando com sorteio de mais de 10 itens, logo em sequencia com seu single Exótico e o mais adorado pelo público chamado Meu Corre com mais de 5 mil plays, em sequencia Sai Da Minha Frente e dois singles inéditos logo na virada para 2020 com a artista Lumynous chamado Bem Me Quer Mau Me Quere seu single solo nomeado Jornada.

Subpáginas[editar código-fonte]

Estava vendo as ligações do Guia, em {{Guia de edição}}, nem todas estão nas subpáginas de Ajuda:Guia de edição. Listo elas abaixo e proponho mudanças e algumas não sei o que fazer, elas são:

As páginas do Tutorial, FAQ e do Guia prático estão todas em subpáginas. Pensei em adotar esse padrão para o Guia de edição também e tudo que está "não sei" acima envolveria redirecionamentos/movimentações para subpáginas do Guia de edição. Vulcan (discussão) 20h03min de 1 de julho de 2013 (UTC)

Boa proposta. Concordo com a moção do Wikipedia:FAQ de ediçãoYes check.svg Feito, do Ajuda:Guia de traduçãoYes check.svg Feito, Wikipedia:FusãoYes check.svg Feito, Wikipedia:DesambiguaçãoYes check.svg Feito e Wikipédia:DivisãoYes check.svg Feito. Este último tem que ser elevado a Artigo informativo, não apenas um ensaio. Mas agora
  1. Wikipedia:Livro de estilo/Notas de rodapé; faz parte do Livro de Estilo.
  2. Wikipedia:Robôs; não deveria fazer parte do guia, não pertence ao âmbito editorial.
  3. Wikipedia:Predefinições; já existe Ajuda:Guia de edição/Como criar predefinições, é um assunto complexo que provavelmente tem conteúdo para mais de uma página, antes de tudo deve-se analisar uma possível fusão.
Cainã Marques 20h47min de 1 de julho de 2013 (UTC)

Fiz algumas movimentações; agora as Wikipedia:Predefinições e Ajuda:Guia de edição/Como criar predefinições, podia deixar no Guia somente a Wikipedia:Predefinições pois na página já fala no final sobre a Ajuda:Guia de edição/Como criar predefinições, e quem quiser criar que siga em frente na outra página. Acho que a Wikipedia:Predefinições poderia ser movida para Ajuda:Guia de edição/Predefinições pois lá ensina como usar as predefinições, e isso já justifica estar dentro de uma subpágina do Guia de edição.
Agora sobre a Wikipedia:Livro de estilo/Notas de rodapé que faz parte do Livro de Estilo... não sei o que fazer. Vulcan (discussão) 13h44min de 3 de julho de 2013 (UTC)

Não precisa fazer nada, deixa lá fazendo parte do livro de estilo, pois como formatar as notas é uma questão de estilo, há vários de jeitos de fazê-lo. Não se esqueça que há Ajuda:Tutorial/Referência. Seria melhor ter esperado um pouco mais antes de fazer estas moções, dois editores e dois dias não constitui consenso. Cainã Marques 16h22min de 3 de julho de 2013 (UTC)
Não existe prazo definido e a grande maioria das edições na WP são feitas sem perguntar antes (ainda bem senão isso daqui ficaria muito chato de editar), e não houve perda de informações, só saíram de um lugar e foram para um mais adequado. É, não vejo alternativa então vou deixar como está a ligação de Wikipedia:Livro de estilo/Notas de rodapé. Vulcan (discussão) 16h32min de 3 de julho de 2013 (UTC)

O texto que aqui estava foi movido para: Usuário Discussão:TheVulcan

Wikipedia:Desambiguação eram regras e agora q está no domínio ajuda o peso das regras foi reduzido. Fusão e Divisão tb deveriam ter as regras (regra sobre como decidir se deve fundir/dividir) além da ajuda (ajuda para realizar a ação).

Há uma grande diferença entre Artigos informativos / recomendações (e políticas) e páginas de Ajuda. Colocar isso em uma página de ajuda 'rebaixa' o seu valor de regra. A ajuda deve ser baseada em regra, e não ser a regra em si. Senão vamos mover WP:V para o domínio ajuda tb, afinal estamos explicando (ajudando) como se faz para que os artigos tenham verificabilidade, como determinar se a fonte é fiável, e outras coisas.

Rjclaudio msg 17h28min de 9 de julho de 2013 (UTC)

Não concordo, por exemplo todas as políticas oficiais poderiam estar como uma subpágina de Wikipédia:Políticas e recomendações que elas continuariam a ter o mesmo peso, ou por exemplo estar como subpáginas de Ajuda:XYZ/Políticas oficiais. Não existe um "downgrade", essa perda de importância não existe a meu ver, mas parece que é algo mais de opinião isso. Enfim, se quiser desfazer as páginas movidas fique a vontade, minha ideia inicial nem era essa, a ideia era deixar o Guia de edição parecido com o anglófono: desse jeito, mas não gostaram da ideia sei lá porque. Vulcan (discussão) 17h44min de 9 de julho de 2013 (UTC)
Se não há downgrade pq há páginas no domínio Wikipédia e outras no domínio Ajuda? Há uma diferença entre Pilar, Política, Recomendação, Informativo e Ajuda, e essa diferença deve ser mantida (em alguns casos nem está bem definido qual é essa diferença).
Eu tendo mais a fazer do domínio Ajuda uma explicação dos recursos do Mediawiki e um resumo das nossas regras (como aplicá-las, tutorias e guias, passo-a-passo) com links de "para mais detalhes ver a regra correspondente" e não um espaço para se apresentar novas regras.
Rjclaudio msg 18h11min de 9 de julho de 2013 (UTC)

Nomenclatura: "Região (nome) do Brasil", convém criar redirecionamentos a partir de "Região (nome)"[editar código-fonte]

Aqui que poderia ter ajuda com esse assunto? Wikipédia Discussão:Projetos/Países/Brasil/Políticas--Targumferera (discussão) 20h52min de 24 de novembro de 2015 (UTC) Fernando Gean Costa Da Silva, conhecido como Ferfe, nascido em Sao Bernardo do Campo no dia 10 de Agosto de 1995