Guerreiro Ramos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alberto Guerreiro Ramos)
Guerreiro Ramos
Nome completo Alberto Guerreiro Ramos
Nascimento 13 de setembro de 1915
Santo Amaro da Purificação, BA, Brasil
Morte 6 de abril de 1982 (66 anos)
Los Angeles, EUA
Nacionalidade brasileiro
Ocupação sociólogo e político

Alberto Guerreiro Ramos (Santo Amaro da Purificação, 13 de setembro de 1915Los Angeles, 6 de abril de 1982) foi um sociólogo e político brasileiro.

Negro, foi figura de grande relevo da ciência social no Brasil, e suas ideias influenciaram intelectuais de todo o mundo na sociologia e na política. Em 1956, Pitirim Sorokin, analisando a situação da sociologia na segunda metade do século XX, incluiu Guerreiro Ramos entre os autores que mais contribuíram para o progresso da disciplina.[1]

Trajetória intelectual[editar | editar código-fonte]

Em 1942 diplomou-se em ciências pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro, no então Distrito Federal, bacharelando-se um ano depois pela Faculdade de Direito, na mesma cidade. Foi professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina, professor da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) da FGV e dos cursos de sociologia e problemas econômicos e sociais do Brasil promovidos pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).

Pronunciou conferências em Pequim, Belgrado e na Academia de Ciências da União Soviética. Em 1955, foi conferencista visitante da Universidade de Paris. Nos anos de 1972 e 1973 foi "visiting fellow" da Yale University e professor visitante da Wesleyan University.

Ao ser expulso do país pelo Regime Militar, foi convidado a lecionar na University of Southern California (USC) a partir de 1966, radicando-se nos Estados Unidos. Em 1980, de volta ao Brasil sem romper seus laços com a USC, ele leciona na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde organiza um mestrado em Planejamento Governamental, baseado em sua teoria da delimitação de sistemas sociais. Ao voltar aos Estados Unidos em abril de 1982, recebe o prêmio Phi Kappa Phi uma semana antes de falecer devido a um câncer.

Jornalista, colaborou em O Imparcial, da Bahia, O Diário, de Belo Horizonte, e Última Hora, O Jornal e Diário de Notícias, do Rio de Janeiro.

A Universidade de Toronto publicou em 1981 a edição inglesa de sua última obra, escrita em inglês e traduzida para o português, The New Science of Organizations: a reconceptualization of the wealth of nations (A nova ciência das Organizações, uma reconceituação da riqueza das nações).

É autor de dez livros e de numerosos artigos, muitos dos quais têm sido publicados em inglês, francês, espanhol e japonês. Entre outros assuntos, estudou a questão racial.[2] Seu reconhecimento internacional está registrado em depoimentos de norte-americanos e brasileiros, em uma obra bilíngue (português-inglês): Guerreiro Ramos: Collection of Testimonials (2014).

Trajetória política[editar | editar código-fonte]

Durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1951–1954), trabalhou na Assessoria Econômica da Casa Civil. Durante esse período, juntou-se à Escola Brasileira de Administração Pública, criada no âmbito da Fundação Getulio Vargas. Em seguida, atuou como diretor do departamento de sociologia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Ingressou na política partidária em 1960, quando se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a cujo diretório nacional pertenceu. Na eleição de outubro de 1962 candidatou-se a deputado federal pelo Estado da Guanabara, na legenda da Aliança Socialista Trabalhista, formada pelo PTB e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), obtendo apenas a segunda suplência de Leonel Brizola. Ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados de agosto de 1963 a abril de 1964, quando teve seus direitos políticos cassados pelo Ato Institucional nº 1.[3]

Guerreiro Ramos defendeu o monopólio estatal do petróleo, a nacionalização da indústria farmacêutica e dos depósitos bancários. Para promover a reforma agrária, defendia o pagamento das desapropriações em títulos da dívida pública. Defendeu também as reformas eleitoral (voto para os analfabetos e soldados e elegibilidade de todos os eleitores), bancária e administrativa.

Também foi Secretário do Grupo Executivo de Amparo à Pequena e Média Indústrias do BNDES, assessor da Secretaria de Educação da Bahia, técnico de administração do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e do Departamento Nacional da Criança. Atuou também como delegado do Brasil junto à Organização das Nações Unidas.

Em 2010, em sua homenagem, o Conselho Federal de Administração instituiu o "Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública", cuja finalidade é a divulgação e a valorização dos estudos e ações de gestores públicos.[4]

Morte[editar | editar código-fonte]

Faleceu em 6 de abril de 1982, em Los Angeles, aos 66 anos, vitimado por um câncer.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • 1949 — Introdução ao histórico da organização racional do trabalho. Rio de Janeiro: Editora Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) - Republicado em 2009 pelo Conselho Federal de Administração.
  • 1950 — Sociologia do Orçamento Familiar. Rio de Janeiro: Editora Departamento de Imprensa Nacional.
  • 1952 — A Sociologia Industrial. Formação, Tendências Atuais. Rio de Janeiro: Editora Cândido Mendes.
  • 1955 — Sociología de la Mortalidad Infantil (Biblioteca de Ensayos Sociologicos). México: Instituto de Investigaciones de la Universidad Nacional.
  • 1957 — Introdução Crítica à Sociologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editorial Andes Ltda.
  • 1958 — A Redução Sociológica - Introdução ao Estudo da Razão Sociológica. Rio de Janeiro: Editoral MEC/ISEB. - Reeditado em 1965 e 1996.
  • 1960 — O Problema Nacional do Brasil. Rio de Janeiro: Editorial Saga.
  • 1961 — A Crise do Poder no Brasil (Problemas da Revolução Nacional Brasileira). Rio de Janeiro: Editora Zahar.
  • 1963 — Mito e verdade da revolução brasileira. Rio de Janeiro: Zahar.
  • 1966 — Administração e Estratégia do Desenvolvimento - Elementos de uma Sociologia Especial da Administração. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.
  • 1981 — A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas - Reeditado em 1989
  • 1983 — Administração e Contexto Brasileiro - Esboço de uma Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas
  • 1983 — Sociologia e a Teoria das Organizações - Um Estudo Supra Partidário. Santos: Editora Leopoldianum.

Referências

  1. «Biografia de Guerreiro Ramos» (PDF). Faad.icsa.ufpa.br. Arquivado do original (PDF) em 2 de dezembro de 2012 
  2. Appropriation and rationality in hip hop groups organization practices in Porto Alegre: an analysis on the perspective of Guerreiro Ramos
  3. João Marcelo Ehlert Maia. «Alberto Guerreiro Ramos». CPDOC/FGV-RJ. Consultado em 26 de agosto de 2023 
  4. cfa.org.br/ Prêmio Guerreiro Ramos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001. 5v. il.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]