Alfredo Brandão Cró de Castro Ferreri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfredo Brandão Cró de Castro Ferreri
Cidadania Portugal
Ocupação oficial

Alfredo Brandão Cró de Castro Ferreri CvCCvA (Lisboa, 3 de Março de 1849 - 11 de Setembro de 1895) foi um militar e administrador colonial português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Serviu o Império Português, esteve destacado em comissões na Índia, Angola e Guiné antes das nomeações para governar alguns distritos de Moçambique. Chegou ao posto de Major e faleceu logo de seguida. Recebeu condecorações como a de Cavaleiro da Real Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Real Ordem Militar de São Bento de Avis, além de inúmeros louvores e medalhas de campanha. Recusou títulos nobiliárquicos por lealdade ao seu irmão e por razões políticas relacionadas com a época de oitocentos.

General Adriano Maurício de Guilherme Ferreri. Pai de Alfredo Cró de Castro Ferreri e do Visconde de Ferreri.

Era filho do Excelentíssimo Senhor Tenente General Adriano Maurício de Guilherme Brandão Soares de Castro Ferreri, que foi fidalgo cavaleiro da casa real, Ministro de Estado, da Guerra, da Marinha e Ultramar e primeiro comandante da Academia Militar (1841-1851) e de sua segunda esposa D. Marcelina Cró. Era irmão do Senhor Visconde de Ferreri, Adriano Augusto Brandão de Souza Ferreri e primo dos Barões de São Martinho de Dume (Ferreri de Gusmão) e cunhado da Viscondessa de Passos, Beatriz de Passos Manoel, casada com o seu irmão. Era neto de D. Josefa Clara de Gusmão Ferreri e bisneto do Conde Francisco de Vicente Ferreri.

Exerceu o cargo de governador do distrito de Sofala, Lourenço Marques e de Inhambane nas então províncias de Moçambique.[1]

Foi sócio e colaborador da Real Sociedade de Geografia de Lisboa e co-autor dos "Elementos para um Dicionário Corográfico da Província de Moçambique", autor do " De Lisboa a Moçambique". Fundou também a Galeria Militar Contemporânea e o jornal Exército Português.

Obra[editar | editar código-fonte]

  • Apontamentos de um ex‐governador de Sofala: Ligeiras considerações acerca do estado deste distrito, de Moçambique e do Comando Militar do Bazaruto. Lisboa: Tipografia Matos Moreira. 1886 
  • De Lisboa a Moçambique, Lisboa, Tipografia Matos Moreira, 1884.

Referências

2. https://archive.org/details/delisboaamoambi00ferrgoog/page/n43/mode/2up

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.