Alice-Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alice Maria)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alice-Maria
Nome completo Alice-Maria Reiniger
Nascimento 31 de janeiro de 1945 (73 anos) [1]
Ocupação jornalista
Nacionalidade  Brasileira
Atividade 1966 - 2014
Trabalhos notáveis Jornal Nacional
(Rede Globo)
Globo News[1]

Alice-Maria Tavares Reiniger (Rio de Janeiro|Rio de Janeiro ] , 31 de janeiro de 1945) é uma jornalista brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alice Maria iniciou sua carreira na Rede Globo de Televisão como estagiária, em 1966. Durante os 23 anos que se seguiram, Alice Maria ocupou todas as funções do jornalismo na emissora, sendo a primeira mulher no país a ocupar o cargo de diretora-executiva de uma central de informação, no caso a CGJ (Central Globo de Jornalismo).

Em 1990, deixou a emissora, juntamente com o jornalista Armando Nogueira. então diretor-geral do jornalismo da emissora. Foi, então, diretora-executiva de jornalismo da Rede Manchete. Em 1992, criou a No Ar Comunicação, produtora independente de vídeo voltada para a produção de documentários, programas de entretenimento e programas educativos.

Dentre os seus inúmeros feitos na televisão brasileira, destaca-se a participação na criação do Jornal Nacional (telejornal em que ocupou por muitos anos o cargo de editora-chefe), além da direção em diversos informativos e programas da TV Globo, tais como Hoje, Jornal da Globo, Fantástico, Globo Repórter, Globo Rural e Bom Dia Brasil.

Em 1996, implantou a Globo News, o primeiro canal brasileiro de notícias 24 horas no ar, do qual foi diretora-geral até 2009.

Em 2009, Alice Maria deixa a Globo News e passa a ser diretora de desenvolvimento e programas especiais (DDPE), subordinada a Carlos Henrique Schroder, novo diretor-geral de jornalismo e esporte. [1]

No dia 2 de setembro de 2014, a Rede Globo anunciou que Alice Maria havia decidido se aposentar.[2][3]

Referências

  1. a b c «Alice-Maria Reiniger - Trajetória». Memória Globo. Consultado em 04 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «TV Globo anuncia aposentadoria de Alice-Maria, uma das pioneiras do telejornalismo brasileiro». O Globo. 02 de setembro de 2014. Consultado em 04 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. Sheila Vieira (03 de setembro de 2014). «Aos 69, 'mãe' do jornalismo da Globo se aposenta; veja sua trajetória». UOL. Notícias da TV. Consultado em 04 de setembro de 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.