Alice de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Alys de França.
Alice
Condessa consorte de Blois
Regente de Blois
Nascimento 1151
Morte 1198 (47 anos)
Cônjuge Teobaldo V de Blois
Descendência Luís I de Blois
Margarida de Blois
Casa Capetiana (por nascimento)
Blois (por casamento)
Pai Luís VII de França
Mãe Leonor da Aquitânia

Alice de França ou Alice Capeto (em francês: Alix; 11511198)[1][2] foi condessa consorte de Blois como esposa de Teobaldo V de Blois, e regente em nome do filho durante sua menoridade. Foi condessa consorte de Blois por casamento com Teobaldo V, conde de Blois. Ela foi regente de Blois durante a ausência de seu esposo em 1190-1191, e regente durante a minoria de Luís I, conde de Blois de 1191 a 1197.

Vida[editar | editar código-fonte]

Alice foi a segunda filha do rei Luís VII da França e da duquesa Leonor da Aquitânia, e foi nomeada em homenagem a sua tia Petronila da Aquitânia, também chamada de "Alix". O nascimento de uma segunda filha para Leanor e Luís, em vez de um filho muito necessário, contribuiu para o fim do casamento. O casamento de seus pais foi anulado em 1152, quase um ano após o nascimento de Alice . Ela e sua irmã, Maria, foram declaradas legítimas, e a custódia das duas meninas foi concedida ao pai. Leanor logo depois deixou a corte francesa e se casou com Henrique II, duque da Normandia que mais tarde se tornaria Henrique II da Inglaterra.

Condessa de Blois[editar | editar código-fonte]

Em 1164, Alice casou-se com Teobaldo V, Conde de Blois, que havia anteriormente tentado sequestrar a mãe de Alice Leonor de Aquitânia para forçá-la a se casar com ele. Sua irmã mais velha, Maria, casou-se com o irmão de Teobaldo, Henrique.

Alice serviu como regente de Blois por sete anos. Quando seu marido partiu para o Leste em 1190, ela foi nomeada regente para servir durante sua ausência. Quando ele morreu em 1191 e foi sucedido por seu filho menor, Alice continuou a servir como regente, desta vez durante a minoria de seu filho Luís I. Ela governou até 1197.

Alice morreu em 1197/98.

Família[editar | editar código-fonte]

Alice foi a segunda filha nascida de Luís VII e de sua primeira esposa, Leonor da Aquitânia. O nome "Alice" é também uma homenagem a uma tia materna, Petronila da Aquitânia, que era apelidada "Alix".

Seus avós paternos eram o rei Luís VI de França e a rainha Adelaide de Saboia, e seus avós maternos eram o duque Guilherme X da Aquitânia e a duquesa, Leonor de Châtellerault.

Alice tinha uma única irmã mais velha, por parte de pai e mãe: Maria Capeto, condessa de Champanhe. Além dela, teve vários meios-irmãos, devido ao casamentos de seus pais. Foi meia-irmã do reis Ricardo I e João de Inglaterra, além de Margarida de França, esposa de Henrique, o Jovem, filho de Henrique II e de Leonor da Aquitânia, o rei Filipe II de França, Inês da França, imperatriz binzatina, etc.

Descendência[editar | editar código-fonte]

O casal teve sete filhos:

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MEADE, Marion. Leanor of Aquitaine, 1991
  • WHEELER, Bonnie. Leanor of Aquitaine: Lord and Lady, 2002