Altiporto de Courchevel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Altiporto de Courchevel
Aeródromo
Altiport de Courchevel
Altiporto de Courchevel
Courchevel no inverno.
IATA: CVF - ICAO: LFLJ
Características
Tipo Público
Serve Courchevel, França
Localização Courchevel, França
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
04/22
537  m (1 762 ft)

O Altiporto de Courchevel (em francês; Altiport de Courchevel) (IATA: CVF, OACI: LFLJ) é um aeroporto localizado em Courchevel, uma estação de esqui nos Alpes franceses.

O aeródromo tem uma pista muito curta de só 537 metros (1762 pés) com um gradiente de 18,6%. Devido ao terreno, é impossível realizar manobras de Go-Arround e normalmente é utilizado por aviões pequenos de asa fixa (como avionetas Cessna) e helicópteros. A pista não possui procedimentos de aproximação por instrumentos ou ajudas de iluminação; pelo que as aproximações em dias de nevoeiro ou com nuvens baixas são extremamente perigosas e praticamente irrealizáveis.

É considerado um dos aeroportos mas perigosos do mundo por sua localização, condições climáticas e pista crescente e por estar nas cercanias de zonas de esqui. O programa do History Channel , "Most Extreme Airports", classifica-o como o sétimo aeroporto mais extremo do mundo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Altiporto é um aeroporto localizado num relevo montanhoso. Geralmente, compõe-se de uns poucos quilômetros por sua difícil construção sobre as ladeiras montanhosas e os climas frios. Nos Alpes existem vários altiportos, sendo o de Courchevel o mas antigo de todos e justamente a palavra "altiporto" se desenvolveu durante a criação do Altiporto de Courchevel.[2] Em 1961 , o Prefeito Émile Ancenay e a Prefeitura aprovou a criação da pista na localidade da pastura de Pralong, recebeu sua primeira aterragem a 31 de janeiro de 1962. É uma zona muito turística e é usado muito pelos esquiadores.

Serviços comerciais[editar | editar código-fonte]

Na década de 1980, Tyrolean Airlines serviu a Courchevel utilizando aeronaves Dash-7 STOL, capazes de transportar até 50 passageiros; e mais recentemente, De Havilland Canadá DHC-6 e DHC-7 Dash 7 têm servido ao aeroporto.

Companhias aéreas[editar | editar código-fonte]

As seguintes companhias prestam serviço no aeroporto:[3]

Companhia Notas
Alpine Airlines Possui um Hub.[4]
Aerosavoie
Hélisécurité
SAF

Referências

  1. Most Extreme Airports, History Channel, October 14, 2010
  2. «Altipuerto» (PDF). Consultado em 12 de setembro de 2018. Arquivado do original (PDF) em 14 de março de 2016 
  3. «Compagnies - Altiport Courchevel» (em inglês) 
  4. «BASES - Alpine Airlines» (em inglês)