Saltar para o conteúdo

Alto Jequitibá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alto Jequitibá
  Município do Brasil  
Ficheiro:Altojequitiba.jpg
Símbolos
Brasão de armas de Alto Jequitibá
Brasão de armas
Hino
Gentílico alto-jequitibaense
Localização
Localização de Alto Jequitibá em Minas Gerais
Localização de Alto Jequitibá em Minas Gerais
Localização de Alto Jequitibá em Minas Gerais
Alto Jequitibá está localizado em: Brasil
Alto Jequitibá
Localização de Alto Jequitibá no Brasil
Mapa
Mapa de Alto Jequitibá
Coordenadas 20° 25' 26" S 41° 57' 57" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Manhumirim, Caparaó, Alto Caparaó, Luisburgo, Divino de São Lourenço
Distância até a capital 322 km
História
Fundação 12 de dezembro de 1953
Administração
Prefeito(a) Antônio Mattos Lopes (PP)
Características geográficas
Área total 152,737 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 8,122 hab.
Densidade 60,3 hab./km²
Clima Tropical de altitude
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,735 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 39.534 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 4 345,00

Alto Jequitibá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Informações Gerais

Aos pés de um gigantesco jequitibá surgiu um dos mais encantadores municípios da Serra do Caparaó. A cidade tem a simplicidade e o ritmo de vida do interior, mas é uma verdadeira potência turística, repleta de atrativos espetaculares. O município preserva um imenso patrimônio histórico, onde destacam-se os pontilhões, estações e túneis da extinta ferrovia, as igrejas(Presbiteriana e Católica) e o prédio do antigo internato do Colégio Evangélico. No interior, há várias fazendas antigas(Fazenda Azul(Sathler), Sanglard, Werner, Eller, Silva, Gripp, Modelo e Fazenda dos Padres), onde ainda se preserva o hábito de produzir a deliciosa cachaça mineira de forma artesanal. A magnitude da Serra do Caparaó pode ser admirada no mirante da Vargem Grande, localidade que abriga uma maravilhosa reserva ecológica. A natureza de Alto Jequitibá tem ainda outras reservas de Mata Atlântica e a deslumbrante Cachoeira das Andorinhas com suas piscinas naturais. As montanhas, vales e florestas do município convidam para a aventura(trekking, rapel, trilhas motociclísticas, off-road e muito mais). A rampa de Vôo Livre dos Tavares está se tornando uma das mais populares da região. O Aeromodelismo vem se tornando chave na cidade sendo o campo de aviação o local ideal para a prática deste hobby, com lindos aeromodelos e vôos bonitos.

História

O nome da cidade originou da existência de um Jequitibá, que é uma árvore gigantesca encontrada em abundância na Zona da Mata mineira no século XIX, o que marca o surgimento da cidade. Essa grandiosa árvore servia de orientação para os tropeiros que ali se encontravam para comercializarem gêneros na região. A cidade está localizada a oeste do Pico da Bandeira, apresentando uma altitude de 645m na sede e 1.698m na Serra da Mantiqueira. Possui uma área de 152.737Km². De acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000), a população total do município era de 8.458 de habitantes, sendo que um pouco mais da metade da população vive na zona rural. Os municípios limítrofes são Manhumirim, Caparaó, Alto Caparaó, Luisburgo e Divino de São Lourenço/ES.

Do mirante da Vargem Grande pode-se observar toda a grandiosidade da Serra da Mantiqueira, com uma vista privilegiada do cume do Pico da Bandeira. Já para os praticantes de esportes radicais, a rampa da Serra dos Tavares é uma boa opção para a prática de vôo livre. O Aeromodelismo, vem se tornando chave na cidade, principalmente com a chegada da Modelismo 3 Irmãos. O campo de aviação é o local ideal para a pratica deste hobby.

Estação ferroviária
Ficheiro:Tunel1.jpg
Túnel

Possui um imensurável acervo histórico, onde pode-se destacar pontilhões, estações e túneis construídos pela já extinta Estrada de Ferro Leopoldina Railway.

Ficheiro:IgrejaCatólica.jpg
Igreja Matriz N. S. da Conceição
Ficheiro:Igrejapresbiteriana2.jpg
Igreja Presbiteriana

No cenário religioso destaca-se a presença das igrejas(Presbiteriana e Católica) e o prédio do antigo internato do Colégio Evangélico, onde hoje funciona o Museu do Colégio Evangélico, com fotos antigas em painéis de madeira talhadas pelo primeiro fotógrafo da cidade, Antônio Zavatário.

Ficheiro:Caféjequitibaense.jpg
Café em coco

Devido a grande fertilidade de seu solo, atraiu a vinda de colonos, basicamente alemães e suíços, oriundos de Nova Friburgo(RJ), sendo a família Sanglard a pioneira, chegando ali em 1.862, os quais foram, também, pioneiros na implantação da cultura cafeeira. Destacam-se, também, as famílias Eller, Sathler, Werner, Gripp, Heringer, Catheringer, Boechat, Stutz, Schuab, entre outras. Ainda existe na cidade fazendas centenárias. O povoado foi elevado a distrito em 1.923, com o nome de Presidente Soares e obteve sua emancipação em 1.953. Após um plebiscito realizado em 21 de outubro de 1.991, a cidade voltou a ter seu nome de origem, Alto Jequitibá.

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 8.983 habitantes. Atualmente, estima-se cerca de 9.200 habitantes. Com um clima agradável durante todo o ano, Alto Jequitibá destaca-se por sua produção cafeeira.

Caracterização

Localização: Região II - MATA Área: 166 km Altitude:

  • máxima: 1.698 m (Serra da Mantiqueira)
  • mínima: 725 m (Foz Córrego Jacutinga)

Temperatura: média anual: 20,90 øC média máxima anual: 26,50 øC média mínima anual: 14,40 øC Índice médio pluviométrico anual: 1.140 mm

Relevo: (%)

  • Plano: 10
  • Ondulado: 20
  • Montanhoso: 70

Rios principais: RIO JEQUITIBA, CÓRREGO DOS FARIAS

Bacia hidrográfica: RIO DOCE

Distância dos principais centros (km)

Rodovia

De Belo Horizonte 322 Do Rio de Janeiro 405 De São Paulo 715 De Brasília 1.030 De Vitória 235

Turismo

Poço das Andorinhas-Alto Jequitibá/MG
Ficheiro:Cachdasandorinhas.jpg
Entrada Cachoeira das Andorinhas-Alto Jequitibá/MG

O balneário da Cachoeira das Andorinhas fica a poucos quilômetros da sede(na entrada de chão que dá acesso à entrada do Parque Nacional do Caparaó) e é um dos locais mais visitados da região. Não poderia ser diferente. Esta área particular possui uma infinidade de recursos naturais preservados e de uma beleza espetacular. São vários hectares de matas e uma sucessão de quedas d'água e piscinas naturais. Entre a Mata Atlântica, há várias trilhas demarcadas. As caminhadas não oferecem muita dificuldade e podem durar pouco mais de 30 minutos. Cada via leva a uma cachoeira diferente. As águas são cristalinas e o leito do manancial possui muitas pedras, que formam até grutas. Além de muita natureza, o local oferece uma das melhores infraestruturas da região, com bar, restaurante, churrasqueiras, área esportiva e estacionamento. A visitação é mais intensa no verão e é cobrada uma pequena taxa de acesso. Do balneário ao parque, há um belo trajeto entre os vales e montanhas da cordilheira, percurso que faz a alegria de trilheiros, ciclistas, cavaleiros e amantes do off-road.O Aeromodelismo, vem se tornando chave na cidade, o campo de aviação é o local ideal para a pratica deste hobby.

Manifestações Culturais e eventos com data fixa

  • Semana Santa
  • Festas Juninas e Julinas
  • Semana da Pátria
  • Dia da cidade(21 de outubro)

Eventos sem data fixa

  • Torneios esportivos
  • Cavalgadas
  • Encontro de trilheiros

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.