Ami Mizuno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sailor Mercury
Ami Mizuno
Conhecido como Brasil Amy Mizuno
Vozes Japão Aya Hisakawa (original)

Japão Hisako Kanemoto (Crystal)
Brasil Gilmara Sanches
Brasil Melissa Garcia
Portugal Isabel Wolmar (primeiro anime)
Portugal Carla Garcia (segundo anime)

Perfil
Apelido Ami, Ami-chan
Alcunha Mizuno
Idade 14
Sexo feminino
Espécie humana
Personagem de Sailor Moon
Portal Animangá

Ami Mizuno (水野 亜美 Mizuno Ami), é uma personagem fictícia e uma das personagens principais da série Sailor Moon, é também conhecida como Sailor Mercury ou Navegante Mercúrio.

Ami é muito inteligente e estudiosa. Também é uma pessoa prestativa e responsável quando o assunto em questão é importante e diz respeito a suas amigas. Diferentemente das outras Sailor Scouts, Ami não se preocupa com as questões do amor. Ela é Sailor Mercury, a Guerreira da Água e da Sabedoria.

História e personalidade[editar | editar código-fonte]

Sua personalidade é bastante consistente ao longo das várias adaptações da série. Originalmente, Ami apenas usa óculos quando lê e os usa mais no live-action do que no anime.

De acordo com Usagi Tsukino no mangá, Ami supostamente tem um Q.I de 300, mas apesar de muito estudiosa, ela aprecia as coisas artísticas especialmente música e piano (e era uma fã de uma banda de J-pop antes de qualquer outra Navegante). Ela também gosta de nadar e de jogar xadrez. Geralmente Ami é considerada a mais sensível dentre as cinco garotas. Seu nome significa em japonês Mizuno Ami: A beleza que vem da água ou Beleza da água ou Espírito da água ou mesmo Amiga da água.[1]

Ami mora com a mãe, uma médica ocupada, que na maior parte do tempo não está em casa, e que nunca apareceu nos desenhos, mas no mangá é mostrada como uma mulher desagradável. Ami é originalmente obcecada em ser uma estudante perfeita, ainda que seja desconhecido se sua mãe contribui para esse comportamento. O pai dela, um pintor que trocou a família pelo trabalho, apenas é citado através das pinturas (ao invés de cartões postais ou cartas) que ele envia. Ami parece gostar um pouco dele no anime, mas mostra-se magoada no mangá. Ela é uma das poucas personagens da série que teve sua situação familiar explicitamente mencionada.

No início da série ela estuda no Ginásio Azabu Juuban Junior, junto com Usagi e Makoto Kino e nos últimos episódios, no Azabu Juuban High (ambas as escolas existem e estão localizadas no subúrbio Azabu Juuban de Tóquio).

Antes de conhecer Usagi Tsukino, Ami era uma moça solitária, só pensava em estudar e realizar seu sonho de ser médica, como a mãe. Nó episódio 20, ela demonstra a importância de Usagi em sua vida, dizendo que antes de conhecê-la era uma moça sem amigos e que a partir do momento em que Usagi entrou em sua vida ela passou a ser mais feliz e mais confiante.

Suas habilidades são baseadas em água, ainda que durante algum tempo, poucos deles sejam ofensivos. No entanto, sua inteligência faz dela a responsável pela defesa técnica das Sailors e da série. Ela também tem um minicomputador e um visor, útil, entre outras coisas, para esquadrinhar o perímetro. Refletindo a natureza de seus poderes, o uniforme de Sailor é azul marinho, branco e ciano.

Às vezes comparada a Michiru Kaiou devido a seus poderes baseados em água, Ami é mais racional, intelectualmente. Ami também é considerada mais amigável, mesmo sendo bastante tímida ao longo da série; ela é a princesa de mercúrio: Mercury Princess.

Formas[editar | editar código-fonte]

  • Mizuno Ami
  • Sailor Mercury
  • Super Sailor Mercury
  • Eternal Sailor Mercury (Somente no mangá)
  • Princess Mercury (Somente no mangá)
  • Guardian Mercury (Somente no mangá)

Frases de transformação[editar | editar código-fonte]

  • Mercury Power, Make Up! (マーキュリー・パワー・メイク・アップ!, Mākyurī pawā, meiku appu!) Pelo poder de Mercúrio, transformação!
  • Mercury Star Power, Make Up! (マーキュリー・スター・パワー・メイク・アップ!, Mākyurī sutā pawā, meiku appu!) Pelo poder estelar de Mercúrio, transformação!
  • Mercury Planet Power, Make Up! (マーキュリー・プラネット・パワー・メイク・アップ!, Mākyurī puranetto pawā, meiku appu!) Pelo poder do planeta Mercúrio, transformação!
  • Mercury Crystal Power, Make Up! (マーキュリー・クリスタル・パワー・メイク・アップ!, Mākyurī kurisutaru pawā, meiku appu!) Pelo poder do cristal de Mercúrio, transformação!

Ataques - Manga/Crystal[editar | editar código-fonte]

  • Mercury Aqua Mist (マーキュリー・アクア・ミスト, Mākyurī akua misuto) (Act 3 Manga/Act 2 Crystal): Brasil: Nevoeiro de Água de Mercúrio!, Portugal: "Aqua Névoa de Mercúrio!. Sailor Mercury cria com as mão dois turbilhões de água que se dissipam em uma névoa.
  • Sailor Planet Attack (セーラー・プラネット・アタック, Sērā puranetto atakku) (Act 10 Manga/Crystal). Em Português: Ataque Planetário Sailor!. É um ataque em grupo, quando as Inners unem seus poderes e lançam um poderoso raio de energia.
  • Chō jigen kūkan genshutsu (超次元空間現出) (Act 12 Manga/Crystal). Em Português: Espaço Hiperdimensional! Criar!. É um ataque usado por Sailor Mercury somente no mangá, no qual ela cria uma outra dimensão paralela, para poder lutar contra Beryl sem destruir o Crown Game Center.
  • Shine Aqua Illusion (シャイン・アクア・イリュージョン, Shain akua iryūjon) (Act 15 Manga/Crystal): No Brasil Fulgor das Águas de Mercúrio! e em Portugal Ilusão de Água Brilhante!. É um ataque em que Sailor Mercury deixa cair uma gota d'água no chão. As gotas menores que saltam de onde a primeira gota caiu rodeiam Sailor Mercury girando até chegar acima de sua cabeça, então Sailor Mercury as agarra e as transforma em um poderoso jato d'água que ela lança diretamente no inimigo, congelando-o.
  • Shine Snow Illusion (シャイン・スノー・イリュージョン, Shain sunō iryūjon) (Act 16 Manga/Crystal): No Brasil: Fulgor Ilusório da Neve de Mercúrio!, Portugal: Ilusão da Neve Brilhante!. É um ataque usado por Sailor Mercury somente no mangá, é parecido com o ataque acima, porém cria uma tempestade de neve congelante.
  • Mercury Aqua Mirage (マーキュリー・アクア・ミラージュ, Mākyurī akua mirāju; Kanji: 水蜃気楼, Mizu shinkirō, "miragem de água") (Act 30 Manga/Act 29 Crystal): No Brasil Miragem Aquática de Mercúrio! e em Portugal Miragem da Água de Mercúrio!. É um ataque usado por Sailor Mercury no especial "Ami-chan no Hatsukoi" ou "O primeiro amor de Ami", Ela cria uma imensa esfera de água que envolve o inimigo e o afoga.
  • Mercury Aqua Rhapsody (マーキュリー・アクア・ラプソディ, Mākyurī akua rapusodī) (Act 40 Manga): No Brasil Rapsódia Aquática de Mercúrio! e em Portugal Rapsódia de Água de Mercúrio!. É um ataque em que Sailor Mercury utiliza a Harpa de Mercúrio (マーキュリー・ハープ, Mākyurī hāpu, "Mercury Harp") para criar várias correntes de água muito poderosas que são lançadas diretamente no inimigo se transformando em um jato d'água muito mais poderoso antes de atingí-lo.

Ataques - Anime[editar | editar código-fonte]

  • Sabão Spray (シャボン・スプレー , Shabon supurē) (Epi.08/Classic): No Brasil "Borbulhas de Mercúrio, Explodam" e em Portugal "Espuma Sabão, Espalha-te". São bolhas que Sailor Mercury cria com as mãos e espalha por todo o lugar em que ela estiver. Este ataque é na verdade um golpe de defesa, pois apenas cria uma neblina no ambiente para dificultar a visão do inimigo e para que este perca de vista ela ou seus aliados.
  • Sabão Spray Freezing (シャボン・スプレー・フリージング, Shabon supurē furījingu) (Epi.053/R): No Brasil "Borbulhas congelantes de mercúrio... explodam! e em Portugal "Espuma de sabão...cristaliza-te" . É praticamente o mesmo primeiro ataque, mas depois que Sailor Mercury lança as bolhas diretamente no inimigo, depois de criar a neblina as bolhas também o congelam. Diferente do primeiro ataque que é só um golpe de defesa, este sim já é um ataque ofensivo.
  • Sailor Planet Attack (セーラー・プラネット・アタック, Sērā puranetto atakku) em português "Ataque Planetário Sailor". É um ataque em grupo, quando as Inners unem seus poderes e lançam um poderoso raio de energia.
  • Shine Aqua Illusion (シャイン・アクア・イリュージョン, Shain akua iryūjon) (Epi.062/R, Epi.15/Sailor Moon Crystal): No Brasil "Fulgor das Águas de Mercúrio" e em Portugal "Ilusão de Água Brilhante". É um ataque em que Sailor Mercury deixa cair uma gota d'água no chão. As gotas menores que saltam de onde a primeira gota caiu rodeiam Sailor Mercury girando até chegar acima de sua cabeça, então Sailor Mercury as agarra e as transforma em um poderoso jato d'água que ela lança diretamente no inimigo, congelando-o.
  • Mercury Aqua Mirage (マーキュリー・アクア・ミラージュ, Mākyurī akua mirāju): No Brasil "Miragem Aquática de Mercúrio" e em Portugal "Miragem da Água de Mercúrio". É um ataque usado por Sailor Mercury no especial "Ami-chan no Hatsukoi" ou "O primeiro amor de Ami", Ela cria uma imensa esfera de água que envolve o inimigo e o afoga.
  • Mercury Aqua Rhapsody (マーキュリー・アクア・ラプソディ, Mākyurī akua rapusodī) (Epi.151/SuperS): No Brasil "Rapsódia aquática de Mercúrio!" e em Portugal "Rapsódia de água de Mercúrio". É um ataque em que Sailor Mercury cria uma harpa de água, e enquanto ela toca a arpa com as cordas, várias correntes de água muito poderosas são lançadas diretamente no inimigo se transformando em um jato d'água muito mais poderoso antes de atingi-lo.
  • Sailor Planet Power Meditation em português "Poder Planetário das Sailors, meditação!". É um ataque em grupo, quando todas as Sailors unem seus poderes e lançam um poderoso raio de energia.
  • Sailor Teleport em português "Teletransporte das Sailors!". É um poder usado em grupo pelas Sailors para se teletransportar.

Acessórios[editar | editar código-fonte]

  • Henshin pen, em português "Caneta de transformação" (ep.008/classic): é a caneta dada por Luna, para invocar o seu poder, Ami grita a frase "Pelo poder de Mercúrio".
  • Miniature Super Computer, em português "Minicomputador" (ep.009/classic): um potente minicomputador dado a Ami por Luna, que permite que ela faça pesquisas de diversos assuntos. temo símbolo de Mercúrio gravado nele.
  • Communication device, em português "Comunicador" (ep.017/classic): É o primeiro comunicador dado às meninas. É rosa e quadrado com uma tela redonda que permite ver o rosto de quem esta falando.
  • Mercury Google: (ep.018/classic): São os seus óculos azuis escaneadores. Útil para escanear qualquer ambiente e poder fazer cálculos rápidos. Ami pode acioná-los através de seu brinco. Não foi atribuído um nome em português.
  • Star Henshin Pen, em português "Caneta de transformação estelar" (ep.052/R): apesar de não ter nome em português, esta nova caneta pode ser chamada assim pela tradução equivalente do nome e pelo fato de que para invocá-la, Ami precisa dizer "Pelo poder estelar de Mercúrio". A caneta tem uma estrela na extremidade superior com o símbolo de Mercúrio no meio da estrela. Foi dada por Luna e Artemis.
  • Wirstwatch, em português "relógio comunicador" (ep.052/R): É um relógio que tem uma tampa redonda com uma estrela no meio que permite que as sailors se comuniquem. Foi dado por Luna e Artemis.  No mangá elas recebem três modelos diferentes de relógios de comunicação nos arcos - Dark Kingdom, Black Moon e Infinity.
  • Crystal Henshin Pen, em português "Caneta de transformação do cristal" (ep.143/Super s): Também não possui nome em português, mas a tradução seria Caneta de transformação do cristal, pois para invocar seu poder, Ami diz "Pelo poder do cristal de Mercúrio" e então pode se transformar em Super Sailor Mercury. Ela e as outras Navegantes obtêm essa caneta através do poder do Pegasus, quando decidem confiar nele.
  • Mercury Crystal, em português "Cristal de Mercúrio". Usado somente no mangá, aparece no Arco Dream - Ato 40, sob a forma de um coração e depois no Ato 49, sob a forma de uma estrela. Ela ganham seu próprio Sailor Crystal com a ajuda da sua Sailor Guardian, o pequeno espírito da Sailor Mercury, para poder se transformar em Super e depois em Eternal.
  • Mercury Harp, em português "Harpa de Mercúrio". Usado somente no mangá, aparece no Arco Dream - Ato 40, é uma harpa que possui consciência própria e é usada por Super Sailor Mercury para lançar o ataque "Mercury Aqua Rhapsody!".
  • Ganhou ainda um especial próprio chamado "Ami-chan no Hatsukoi" ou "O primeiro amor de Ami", uma versão da história homônima do mangá que a apresenta como personagem principal. Ela foi o único membro do grupo a ter uma história dedicada a si, geralmente considerado como uma de suas melhores atuações, ironicamente tentando lidar com a ideia de ter um admirador secreto chamado Mercurius, que na verdade se tratava de um monstro que a atacava com cartas, retirando-lhe os seus conhecimentos. Neste final, Ami ganha uma transformação e ataque novos, conseguindo assim, derrotar o monstro.

Notas