António Ribeiro Cristóvão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ribeiro Cristóvão
Nascimento 7 de julho de 1939 (79 anos)
Proença-a-Nova, Proença-a-Nova, Portugal
Profissão Jornalista/Locutor de rádio
Prêmios Medalha de Mérito Desportivo, Prémio Nacional Bento Pessoa e Prémio Nacional Cândido de Oliveira

António Ribeiro Cristóvão (Proença-a-Nova, Proença-a-Nova, 7 de julho de 1939) é um jornalista, locutor de rádio e um comentador de futebol português.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Proveniente da vila de Proença-a-Nova, fixou-se em Angola[2] em 1957. Empregado comercial da Companhia União de Cervejas de Angola (CUCA), iniciou-se como locutor de rádio na Rádio Clube do Moxico, em 1958.

Entretanto cumpriu o serviço militar, entre 1960 e 1963, ingressando depois na Rádio Clube do Huambo, onde permaneceu até setembro de 1975. Simultaneamente, foi responsável pelo Departamento de Relações Públicas da fábrica de Nova Lisboa, atual Huambo, da CUCA.

Regressado a Portugal, ingressou na Rádio Renascença, em fevereiro de 1976, chegando a chefe de redacção. Nessa qualidade foi repórter na Assembleia da República, entre 1977 e 1981, e acompanhou a primeira visita de João Paulo II a Portugal, em 1982. Ajudou a fundar e dirigiu o Departamento de Desporto, criando os programas Bola Branca e Frente Desportiva.

Também na área do desporto, viria a cobrir os Campeonatos Europeus de Futebol de 1984, em França, de 1996, na Inglaterra, de 2000, na Holanda, de 2004, em Portugal, e os Mundiais de 1982, em Espanha, e de 1986, no México.

Iniciou a sua colaboração com a RTP em 1982. Até 1994 apresentou Troféu, Girabola, Domingo Desportivo, além de ter assegurado a edição diária de Remate. Na RTP Internacional e RTP África, editou e apresentou Primeira Mão e Bancada Aberta, destinados às comunidades de língua portuguesa.

Militante do Partido Social Democrata, Ribeiro Cristóvão foi presidente da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova, entre 2001 e 2005, e deputado, eleito pelo círculo de Castelo Branco, à Assembleia da República, onde pertenceu à Comissão de Educação, Ciência e Cultura, de 2002 a 2009. É membro do Conselho de Opinião da Rádio e Televisão de Portugal.

Condecorações e louvores[editar | editar código-fonte]

  • Medalha de Mérito Desportivo
  • Prémio Nacional Bento Pessoa
  • Prémio Nacional Cândido de Oliveira
  • Prémio Rugido de Leão - Sporting Clube de Portugal

Referências

  1. «Deputados e Grupos Parlamentares». Assembleia da República. Consultado em 2 de agosto de 2011 
  2. Porto Editora. «Infopédia (em linha)». Consultado em 2 de agosto de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.