Anu-preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAnu-preto
Anu preto 130506 cropped.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
Subfamília: Crotophaginae
Género: Crotophaga
Espécie: C. ani
Nome binomial
Crotophaga ani
Linnaeus, 1758

O anu-preto (Crotophaga ani), também chamado anum-preto, é uma ave da família Cuculidae (subfamília Crotophaginae) que ocorre da Flórida à Argentina e em todo o território brasileiro. Gosta de sol e toma banho na poeira, ficando a plumagem às vezes com a cor da terra ou de cinza e carvão. Para se aquecer, aglomera-se em bandos desordenados, geralmente formados por sete a quinze indivíduos.

O anu-preto vive nas paisagens abertas com moitas e em capões entre pastos e jardins. Não voa bem em lugares muito abertos, pois seu voo é lento, mas é bem adaptado para voar em áreas de mata não muito fechadas ou mistas com campos. Sempre anda em pequenos bandos de cinco a sete indivíduos que voam de um lugar para o outro (no máximo a distâncias de cinquenta metros), sempre saindo primeiramente o líder.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Anu" deriva do termo tupi a'nu.[1]

Morfologia[editar | editar código-fonte]

De corpo fino, bico alto, forte e curto, cauda comprida. Totalmente de cor preta. Sem dimorfismo sexual. Possui um cheiro forte que atrai morcegos e animais carnívoros.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimenta-se de artrópodes como gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes e pequenos vertebrados como lagartixas e camundongos, peixes, capturam pequenas cobras e rãs; periodicamente comem frutas, bagas, coquinhos e sementes. Caçam coletivamente no campo: o bando espalha-se no chão, em um semicírculo, distantes uns dos outros por dois ou três metros. Ficam imóveis e atentos e, ao aparecer um inseto, a ave mais próxima salta e o apanha.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Põe de quatro a sete ovos de cor azul-esverdeada com uma camada calcária. O ovo tem catorze por cento do tamanho do anu-preto fêmea. Os ninhos são feitos de ramos, folhas, geralmente são coletivos e auxiliados pelos machos e filhotes das crias anteriores. A incubação dura de treze a dezesseis dias. Quando nascem, ainda não voam, ficando perto do ninho e sendo alimentados pelos pais. Filhotes capturados com plumas e resgatados para serem reintegrados à natureza podem ficar mais de um mês na dependência de alimentação. A alimentação recomendada é uma mistura de papa de filhotes a base de frutas e ovo em pó (encontrada em pet shops), misturada em igual proporção com tenébrios triturados em pó fino e ração de cachorro. Preparar na hora que for alimentar o filhote para estar sempre fresca e descartar o restante. Pode ser alimentado com seringa no início e depois passam a comer a papa mais firme direto na colher. Também aceitam bem serem alimentados com minhocas, formigas, mosquitos, libélulas, filhotes de lagartixa, lagartas de couve, abelhas sem ferrão, besouros em geral, com uma pinça oferencendo a comida. O filhote aceita água se for introduzida quando com quase um mês de vida, pois apenas a ração úmida ja supre suas necessidades quando novinhos. Oferecer a comida de hora em hora no começo e depois espaçar. Gostam de dormir aninhados em caixa com papel picado para se aquecerem (fazer furos). Podem ficar apegados aos tutores, porém lembrar que é uma ave de bando, o comportamento natural fica prejudicado, por isso recomenda-se reintroduzir na natureza quando possível.

Manifestações Sonoras[editar | editar código-fonte]

O anu-preto emite vários tipos de sons. Os mais importantes são o para reunir o grupo e verificar se há perigo na redondeza e o para avisar os outros caso apareçam aves de rapina.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.134

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete anu-preto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Anu-preto