Anycast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Diagramas de
Encaminhamento

Cast.svg

Anycast.svg

Broadcast.svg

Multicast.svg

Unicast.svg

Anycast é uma forma de encaminhamento onde os dados são distribuídos “ao destino mais próximo” ou “melhores” definido pelo roteamento da rede. Compare com unicast, broadcast e multicast.

  • No unicast, há uma associação um-para-um entre o endereço de origem e endereço destino.
  • Na broadcast e no multicast, há uma associação um-para-muitos entre endereços de rede e endpoints de rede: cada endereço de destino identifica um jogo dos endpoints do receptor, a que toda a informação replicada.
  • No anycast, há também uma associação um-para-muitos entre endereços de rede e servidores de rede: cada endereço de destino identifica um jogo de endpoints do receptor, mas somente um deles é escolhido em todo o tempo dado para receber a informação de qualquer remetente dado.

Na Internet, o anycast é executado geralmente usando o BGP para anunciar simultaneamente à mesma faixa de endereço IP do destino de muitos lugares diferentes na Internet. Isto resulta nos pacotes dirigidos aos endereços de destino nesta escala que está sendo distribuída ao ponto “o mais próximo” na rede que anuncia o IP address dado do destino.

O anycast é muito utilizado por serviços de CDN (optimização de websites) e empresas que oferecem proteção contra ataques distribuídos (DDOS), por permite a eles distribuir o tráfego em vários datacenters e países.

No passado, anycast era mais utilizado para protocolos connectionless (construídos geralmente sobre UDP), mas atualmente é utilizado para TCP também via middle proxies.