Appointment with Danger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Appointment with Danger
 Estados Unidos
1951 •  p&b •  89 min 
Gênero policial
noir
Direção Lewis Allen
Produção Robert Fellows
Roteiro Richard L. Breen
Warren Duff
Elenco Alan Ladd
Phyllis Calvert
Idioma inglês

Appointment with Danger é um filme policial noir estadunidense de 1951, dirigido por Lewis Allen para a Paramount Pictures. Estrelado por Alan Ladd, no elenco aparecem ainda Jack Webb e Harry Morgan que anos depois voltariam a trabalhar juntos na série de TV Dragnet.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme começa com uma narração apresentando o Serviço Postal dos Estados Unidos. Logo a seguir, acontece o assassinato de um agente da polícia dos correios num quarto de hotel em Indiana, por dois homens. Ao deixarem o local carregando o cadáver, os assassinos são vistos pela freira Irmã Agustine que imediatamente suspeita deles e avisa um policial motociclista.

Esse policial, contudo, é chamado no mesmo momento para outra ocorrência e não vai averiguar os dois homens que fogem, largando o cadáver num beco de uma cidade próxima. Al Goddard, outro agente policial dos correios, é chamado para investigar o crime. Ele logo percebe que o local que o corpo fora encontrado não era onde ocorrera o assassinato.

Ao saber da freira, Goddard passa a tentar localizá-la até encontrar o convento onde a mulher dava aulas para crianças. A Irmã Augustine identifica um dos homens que avistara,George Soderquist, mas antes que os policiais pudessem interrogá-lo ele desaparece. Goddard então busca saber o que o falecido agente investigava e chega ao motorista de caminhão dos correios Paul Ferrar.

Goddard suspeita que os bandidos planejam um assalto ao transporte de malotes de dinheiro e resolve entrar em contato com os bandidos, passando-se por um agente corrupto, tentando prender os bandidos em flagrante ao executarem o crime.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bosley Crowther, crítico de cinema do The New York Times gostou do filme, especialmente o roteiro que favorece Alan Ladd. Ele escreveu (traduções livres/aproximadas): "É óbvio que tudo o que é familiar para nosso herói tem como mais emocionante o esforço muscular de um balconista dos correios contado selos de cartas. Mas ele é afortunado na medida que lhe deram um veículo, basicamente um conto de polícia e ladrão, bem escrito por Richard Breen e Warren Duff, que também injetaram humor num diálogo moderno. E também por contar com o apoio de equipe que segura essas tramas e personagens como a um recém-nascido. Como resultado, Appointment With Danger faz jus ao título, com Ladd investigando o assassinato de outro agente postal em Gary, Ind. e encontrando uma freira que viu os criminosos" [1].

Referências

  1. Crowther, Bosley. The New York Times, resenha de filmes, 10 de maio de 1951. Último acesso: 28 de dezembro de 2007

Ligações externas[editar | editar código-fonte]