Arona (Espanha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Arona.
Espanha Arona  
—  Município  —
Bandeira de Arona
Bandeira
Arona está localizado em: Ilhas Canárias
Arona
Localização de Arona nas Canárias
Coordenadas 28° 6' N 16° 40' O
Comunidade autónoma Canárias
Província Santa Cruz de Tenerife
Área
 - Total 81,8 km²
Altitude 610 m
População (2016) [1]
 - Total 19 000
    • Densidade 232,3 hab./km²
Gentílico: aronero, -ra
Código postal 38640
Sítio www.arona.org
Localização de Arona

Arona é um município da Espanha localizado na província de Santa Cruz de Tenerife, comunidade autónoma das Canárias. Tem 81,8 km² de área e em 2016 tinha 19 000 habitantes (densidade: 232,3 hab./km²).[1]

Compreende 4% da área da ilha e fica a 81 km de Santa Cruz de Tenerife, a capital da ilha. A população do município em 1996 era de 28 208 e tem crescido rapidamente nos anos mais recentes devido à chegada da indústria do turismo e foi das que mais cresceu entre 2000 e 2002 nas ilhas das Canárias. Arona tem um clima ameno com temperatures entre os 20 e os 25 graus Celsius. As partes mais importantes do município incluem as reservas turísticas de Los Cristianos, Playa de las Americas, Costa del Silencio e Las Galletas. Arona também inclui Punta Salemas, o ponto mais meridional da ilha de Tenerife.

Pode-se aceder a Arona através da auto-estrada TF1 para o sul ligando Adeje a Santa Cruz de Tenerife. A ligação de auto-estrada existe desde os anos 90. A antiga estrada ainda passa ao largo da costa.

A área era pouco povoada nos séculos iniciais da povoação da ilha. Embora Viera y Clavijo tenha mencionado uma pequena aldeia do mesmo nome num trabalho mais antigo acerca da ilha, a construção de uma igreja só teve lugar no século XVII e esta igreja só obteve o estatuto de paróquia em Março de 1796.

Até ao século XX a economia era baseada em pesca e agricultura incluindo o cochineal, bananas e gado. Também havia uma pequena pedreira na vila piscatória de Los Cristianos século XIX.

Na primeira metade do século XX, a população cresceu devagar mesmo com um declínio do preço de cochineal, um declínio geral na produção agrícola e a guerra civil de Espanha. No entanto, a economia e a população tem crescido rapidamente nos anos mais recentes porque se tornou num popular destino turístico. A população cresceu de 13,556 em 1981 até 28,208 em 1996. A população em 2005 atingiu finalmente os 60,000. Para ilustrar o contraste, o municípios tinha uma população de aproximadamente 2,000 en 1901. A indústria turística emprega 60% da força laboral.

Áreas importantes[editar | editar código-fonte]

O Parque Central de Arona, acabado em 2004 tem 4 hectares. Desenhado por arquitectos e biológos, possui uma colecção de palmeiras tropicais, e uma secção rochosa com flora endémica desta parte da ilha.

Los Cristianos é um dos maiores centros de turismo na costa sul de Tenerife. Originalmente uma acolhedora vila piscatória a reserva sofreu grande expansão durante os últimos vinte anos e é agora uma agitada reserva.

Las Galletas é uma vila piscatória situada entre Los Cristianos e o aeroporto sul de Tenerife. Também dispõe de instalações turísticas. As Playas de Las Vistas foi renovada com areia do fundo do mar tornando-a uma das praias mais longas de Tenerife.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arona (Espanha)

Espanha | Canárias | Santa Cruz de Tenerife

Lista de municípios de Santa Cruz de Tenerife
Ícone de esboço Este artigo sobre Municípios da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.