Art Attack

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Art Attack
Informação geral
Formato série
Gênero Educativo, artístico e infanto-juvenil
Duração 30 minutos
Criador(es) Neil Buchanan/Tim Edmunds
Elenco Daniel Warren
Pedro Penim
Neil Buchanan
Luiz Daniel Bianchin
Rodrigo Frampton
Alexiev Gandman
Rui Torres (Rutilio Torres Mantecón)
País de origem  Reino Unido
Idioma original inglês
Temporadas Reino Unido 23
Brasil 8
Portugal 12
Produção
Apresentador(es) Brasil Daniel Warren (2000-2012)
Brasil Luiz Daniel Bianchin (2012-2015)
Brasil Rodrigo Frampton (2015-presente)
Portugal Pedro Penim
Reino Unido Neil Buchanan
México Rui Torres (2000 - 2003)
Tema de abertura Mr Miller & Mr Porter
Transmissão original Brasil 2000–presente
Portugal 16 de setembro de 20022014

Art Attack é um programa de televisão infantil originalmente britânico, sendo transmitido pela primeira vez em junho de 1990 pela Independent Television, por Neil Buchanan. O objetivo do programa é fazer com que os telespectadores (respectivamente crianças) façam arte com coisas muito simples, porém que podem dar um bom conceito em termos de arte. E todas estas "engenhocas" são feitas desde caixas até garrafas de plástico, variando de experiência por experiência. O programa foi exibido em 32 países, com grande sucesso internacional, tendo várias versões de acordo com esses países.

A primeira temporada do programa, em versão brasileira, produzida em 2000 e em 2002, foi gravada nos estúdios da Disney em Londres. As "artimanhas" eram comandadas pelo apresentador Daniel Warren. Na 2ª temporada, produzida em 2005, foi feita uma co-produção entre o Disney Channel Brasil e o português apresentada pelo português Pedro Penim, produzida também em Londres. Chegou a ter uma 3ª temporada, apresentada pelo próprio artista, Neil Buchanan, produzida no Reino Unido em 2005 e 2006, e posteriormente, dublada e exibida no Brasil, de outubro de 2008 a fevereiro de 2010. Foi lançada uma 4ª temporada, em junho de 2010, na qual Daniel Warren volta ao comando, sendo produzida em Buenos Aires, na Argentina. Atualmente, a nova temporada do Art Attack é transmitida todos os dias, no Disney Channel. Em 2012, Warren foi substituído por Luiz Daniel Bianchin, o artista do programa a partir dessa temporada passou a ser o Alexiev Gandman, conhecido como Alex. Em 2015 Bianchin foi substituído pelo ator e apresentador Rodrigo Frampton que gravou 3 temporadas.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil o programa é exibido pelo Disney Channel, Disney Junior e Club Disney. A série encaixa-se no modelo já extinto programa X-Tudo, da TV Cultura. A exibição do Art Attack no Brasil estreou em 2000, quando foi produzida a primeira versão brasileira do programa, Discovery Kids na qual o apresentador era Daniel Warren. Em 2012, Warren foi para o canal Gloob do Grupo Globo, onde passou a apresentar o Click,[1] no seu lugar entrou Luiz Daniel Bianchin, em 2015, Bianchin foi substituído por Rodrigo Frampton.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, o programa estreou pela RTP2 no início dos anos 2000 no "Espaço Infantil", sob o título "A Arte ao Ataque" [2]. Mais tarde, o programa passa a ser exibido pelo Disney Channel e pelo Disney Junior. A série começou a ser transmitida na Disney em setembro de 2002 e como apresentador estava Pedro Penim e a escultura conhecida como "Cabeçudo" com as grandes artes e o Neil Buchanan, tratado como "Mãozinhas". Depois de 9 anos, Pedro Penim é substituído por Salvador Nery, o Cabeçudo é substituído por "Vicente Van Coco" e como "Mãozinhas" permaneceu Neil Buchanan. Para além disso, também foram substituídos o cenário e a entrada da série.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

México[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

É exibido no bloco Disney Junior, no Disney Channel.

Portugal[editar | editar código-fonte]

É exibido pelos canais Disney Channel e Disney Junior.

Referências

  1. Otto, Fernando (27 de outubro de 2012). «Click! - Estadinho». Agência Estado. Estadão. Consultado em 4 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 14 de dezembro de 2014 
  2. «Programação do dia 4 de junho de 2002» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]