Saltar para o conteúdo

As Viagens de Gulliver: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 189.23.143.2 ( modificação suspeita : -51), para a edição 23734370 de Luckas-bot
Etiqueta: Ligações internas removidas
Linha 13: Linha 13:
'''''Gulliver's Travels''''' (1726, alterado em 1735), oficialmente '''''Travels into Several Remote Nations of the World, in Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of several Ships''''' e traduzido para o português como '''As Viagens de Gulliver''', é um [[romance]] [[sátira|satírico]] escrito do escritor [[irlandês]] [[Jonathan Swift]]. É o trabalho mais conhecido de Swift, e também um clássico da [[literatura inglesa]].
'''''Gulliver's Travels''''' (1726, alterado em 1735), oficialmente '''''Travels into Several Remote Nations of the World, in Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of several Ships''''' e traduzido para o português como '''As Viagens de Gulliver''', é um [[romance]] [[sátira|satírico]] escrito do escritor [[irlandês]] [[Jonathan Swift]]. É o trabalho mais conhecido de Swift, e também um clássico da [[literatura inglesa]].


pingola
== Resumo ==
{{Revelações sobre o enredo}}
[[Imagem:Gulliver.jpg|thumb|230px|'''As Viagens de Gulliver''', quadro de [[Richard Redgrave]], no ''Victoria and Albert Museum'', [[Londres]].]]
A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde [[Gulliver]] seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada [[Lilliput]] (o nome dos países pode variar conforme a tradução). Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos lilliputianos que Swift demonstrou a realidade [[Inglaterra|inglesa]] e [[França|francesa]] da época.

Na segunda parte, Gulliver conheceu [[Brobdingnag]].Em contraposição a Liliput, na terra de Gigantes é que Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.

Já na terceira parte Na ilha Flutuante de Laputa, Swift criticou a [[Royal Society]], a administração inglesa na [[Irlanda]] e a [[imortalidade]], através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas, é uma feroz crítica ao pensamento cientifico que não traz benefícios para a humanidade.

Na última viagem Gulliver encontrou os [[Houyhnhm]], uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos [[Yahoo (povo)|Yahoo]] (uma raça imperfeita de um tipo de "humanos") movidas por instintos primitivos, se tornasse culto, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.

Por fim Gulliver regressou a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.


==Adaptações==
==Adaptações==

Revisão das 13h21min de 11 de fevereiro de 2011

Gulliver's Travels
Travels into Several Remote Nations of the World, in Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of several Ships

First Edition of Gulliver's Travels
Autor(es) Jonathan Swift
Idioma Inglês
Gênero Sátira e , algumas vezes, ficção científica
Editora Benjamin Motte
Lançamento 1726

Gulliver's Travels (1726, alterado em 1735), oficialmente Travels into Several Remote Nations of the World, in Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of several Ships e traduzido para o português como As Viagens de Gulliver, é um romance satírico escrito do escritor irlandês Jonathan Swift. É o trabalho mais conhecido de Swift, e também um clássico da literatura inglesa.

pingola

Adaptações

Música

  • O compositor alemão Georg Philipp Telemann fez uma suíte para violinos, a "Gulliver Suite." Os cinco primeiros movimentos são "Intrada," "Chaconne of the Lilliputians," "Gigue of the Brobdingnagians," "Daydreams of the Laputians and their attendant flappers, " e "Loure of the well-mannered Houyhnhnms & Wild dance of the untamed Yahoos." Telemann compôs esse suíte em 1728, apenas dois anos após a publicação do livro. Recentemente, uma versão eclética dessa suíte foi composta e gravada (2008) pelo músico e produtor italiano Andrea Ascolini
  • One of popular funk band No More Kings' most popular songs, "Leaving Lilliput", is a retelling of Gulliver's first voyage.
  • In Sereno, an album by Spanish Pop singer Miguel Bosé, he has a song in reference to Gulliver titled Gullever.
  • British Psychedelic Folk band The Yellow Moon Band's debut (2009) album was titled "Travels Into Several Remote Nations of the World" in a reference to Swift's book and the ranging and eclectic mix of sounds and influences on the album. The band's guitarist Rudy Carroll has also commented that he lived in a house called "Lilliput" when he was a child.

Filme, Televisão e Rádio

Gulliver's Travels foi adpatado várias vezes para filmes, televisão e rádio:

  • Gulliver's Travels (1992): Série de televisão animada.
  • Albhutha Dweepu (2005): Um filme malasiano baseado nas viagens de Gulliver, estrelando Prithviraj and Mallika Kapoor.

Referências

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons

Texto online

Filmes