Atentado contra Ralph Gonsalves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atentado contra Ralph Gonsalves
Atentado contra Ralph Gonsalves
Local Kingstown
Data 5 de agosto de 2021
Alvo(s) Ralph Gonsalves
Arma(s) Pedra
Mortes 0
Feridos 1
Motivo Lei de saúde pública que exigiria que a maioria dos trabalhadores da linha de frente da pandemia de COVID-19 fosse vacinada contra a COVID-19.


Em 5 de agosto de 2021 o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, sofreu um atentado quando estava voltando a uma sessão do parlamento[1], onde os deputados discutiam uma lei de saúde pública que exigiria que a maioria dos trabalhadores da linha de frente fosse vacinada contra a COVID-19.

Contexto[editar | editar código-fonte]

São Vicente e Granadinas registrou seu primeiro caso de COVID-19 em 11 de maio de 2020. Atualmente o país tem mais de dois mil casos confirmados, doze mortes e menos de 10% da população vacinada contra a COVID-19. O primeiro-ministro, Ralph Gonsalves, tenta tornar obrigatória a vacinação contra a COVID-19 no país entra os trabalhadores da linha de frente da pandemia.

Ataque[editar | editar código-fonte]

O parlamento local estava discutindo a lei de saúde pública que exigiria a vacinação obrigatória dos funcionários públicos, a oposição convocou sindicatos, que representam enfermeiros, policiais e outros trabalhadores que temem a obrigatoriedade da vacinação, a protestarem contra as medidas sanitárias. Cerca de 200 pessoas protestavam quando o primeiro-ministro desceu do carro para ir a pé até o parlamento quando, na entrada, uma manifestante arremessou uma pedra[2]. Gonsalves foi levado para o hospital, ''sangrado muito''. Camillo Gonsalves, ministro das finanças, havia dito que a equipe médica recomendou que o primeiro-ministro fosse levado a Barbados para realizar uma ressonância magnética.[3]

Reações internacionais[editar | editar código-fonte]

 Venezuela: ''O Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, em nome do povo e do governo venezuelano, rejeita veementemente os atos de violência ocorridos na quinta-feira, 5 de agosto, quando nosso irmão primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, foi ferido ao entrar no Parlamento.A Venezuela destaca os princípios democráticos que caracterizaram o povo de São Vicente e Granadinas e espera que tais situações lamentáveis não se repitam.A República Bolivariana da Venezuela deseja ao primeiro-ministro Ralph Gonsalves uma recuperação em breve, ao mesmo tempo em que reitera seu compromisso inabalável de trabalhar pela preservação da paz na região.''[4]

 Índia: ''Condeno o ataque medonho ao primeiro-ministro Ralph Gonsalves de São Vicente e Granadinas. Excelência, desejo-lhe recuperação rápida e boa saúde. Sentiremos sua presença no Debate Aberto da CSM sobre segurança marítima hoje. @ComradeRalph" - escreveu Narendra Modi em uma rede social.

Referências