Audiograma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Audiograma é um gráfico que descreve a capacidade e sensibilidade auditiva. Ele demonstra o mínimo de intensidade sonora que um indivíduo consegue detectar em determinadas frequências, audíveis ao ouvido humano. É construído em forma de grade com os eixos de frequência e intensidade; na vertical encontram-­se as intensidades (medidas em decibel - dB) e na horizontal as frequências (medidas em Hertz - Hz).

O audiograma é o resultado de uma audiometria, exame realizado por um fonoaudiólogo ou médico, que determinará a audição da pessoa examinada, podendo identificar normalidade ou perda auditiva de diferentes tipos.

A audição é considerada normal quando os limiares auditivos encontram-se entre 0 e 25 dBNA.  

Para que se determine o limiar auditivo, o indivíduo precisa detectar pelo menos 50% dos estímulos sonoros apresentados. São pesquisados os valores dos limiares da via aérea de cada orelha (direita e esquerda) nas frequências de 250, 500, 1.000, 2.000, 3.000, 4.000, 6.000 e 8.000 Hz; e de via óssea nas frequências de 500, 1.000, 2.000, 3.000 e 4.000 Hz, quando os limiares destas frequências em via aérea estiverem acima de 25 dB, configurando perda auditiva.

Padronização internacional[editar | editar código-fonte]

Os resultados da audiometria são registrados no audiograma sob a forma de símbolos convencionados internacionalmente. A estes símbolos, recomendados pela Associação Americana de Fala, Linguagem e Audição (ASHA, 1988), são atribuídas cores, vermelho para orelha direita e azul para orelha esquerda, além de forma e direção diferentes para cada orelha.

O audiograma contempla símbolos correspondentes a limiares de via aérea (VA) e via óssea (VO).

Conjunto de símbolos audiométricos recomendados no registro das respostas obtidas na pesquisa de limiares de audibilidade [1]
PROCEDIMENTO DE TESTE ORELHA DIREITA ORELHA ESQUERDA
Via aérea (com fones)
Sem mascaramento o x
Com mascaramento Δ
Ausência de resposta não mascarada o x
Ausência de resposta mascarada Δ
Via óssea (Mastóide)
Resposta não mascarada
Resposta mascarada [ ]
Ausência de resposta não mascarada
Ausência de resposta mascarada [ ]
Via óssea (fronte)
Resposta mascarada
Ausência de resposta mascarada
Campo livre
Resposta Ø
Resposta inespecífica S
Ausência de resposta Ø


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. FONOAUDIOLOGIA, Sistema de Conselhos Federal e Regionais de. Manual de Procedimentos em Audiometria tonal limiar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica. 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Veja também[editar | editar código-fonte]