Auterives Maciel Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Auterives Maciel
Nome completo Auterives Maciel Júnior
Nascimento 19 de maio de 1965 (53 anos)
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação Professor e Filósofo

Auterives Maciel Júnior é um filósofo e professor brasileiro. Ele nasceu em 1965, na cidade de Vitória da Conquista. Após trabalhar com cinema, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro a fim de prosseguir com seus estudos nessa área. A partir dessa nova empreitada, conheceu a Filosofia apresentada pelo saudoso professor Claudio Ulpiano, e então orientou sua formação para o campo da filosofia. Atualmente ministra aulas na graduação em psicologia da PUC-Rio, além de aulas no Programa de Pós-Graduação da Universidade Veiga de Almeida.

Autor de livros, cursos e palestras na área da Filosofia, acessíveis à comunidade, tem por características peculiares a prosa agradável mas provocadora e o discurso rigoroso, metricamente claro.

Produção intelectual[editar | editar código-fonte]

Graduado e mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um filósofo de orientação deleuziana que desde 1993 vem lecionando nas principais universidades do estado do Rio de Janeiro, além de outros cursos ministrados em áreas diversas.[1]

Em 1984 e 1987, respectivamente, dirigiu os curtas A Nova Canaã [2] e Alvorada (em contribuição com Ronald de Souza).

Premiações[editar | editar código-fonte]

Em 1985 o professor Auterives recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no edital Sertões Baianos, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Os Pré-Socráticos - A invenção da Razão, Odysseus, Rio de Janeiro, (ISBN 85-88023-20-2), 2003 - (Release da obra).
  • A Questão da Interpretação no Século XX: Nietzsche, Freud e Heidegger, in: A Psicanálise e o Pensamento Moderno, apres. HERZOG, Regina, UFRJ, Rio de Janeiro, 2000 (Release).
  • Polifonias - clínica, política e criação, Org. (et allii), Rio de Janeiro, 2005.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.