Azawad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Azauade)
Ir para: navegação, pesquisa


Azawad

Estado não-reconhecido

Flag of Mali.svg
2012 Flag of Mali.svg

Bandeira de Azawad

Bandeira

Localização de Azawad
Azawad no Noroeste Africano
Continente África
País Mali
Capital Gao
Governo Não especificado
História
 • 2012 Fundação
 • 2012 Dissolução
Mapa de Azawad. de acordo com o MNLA: Regiões majoritariamente Tuaregues assinalados por pontos em cinza escuro; a parte ocidental é habitada por mouros, a parte sul por povos sub-saarianos, nomeadamente Fulas e Songhai

Azawad ou Azauade[1] (em árabe: أزواد, berbere: ⴰⵣⴰⵓⴷ,[2] francês: Azaouad), é uma área do deserto do Saara e da zona do Sahel. Há fontes que o definem como compreendendo as regiões do Mali situadas em volta das cidades de Tombuctu, Kidal e Gao, bem como parte da região de Mopti, o norte do Níger e o sul da Argélia,[3] enquanto para outros apenas compreende o norte do Mali.[4] A parte maliana do Azawad está atualmente a ser reclamada pelas armas, pelo MNLA (Movimento Nacional de Libertação do Azauade), dominantemente constituído por tuaregues, um povo berbere. Este movimento declarou a independência da região em 6 de abril de 2012. Este acto provocou a rejeição imediata por parte da União Africana, e a CEDEAO passou a discutir o envio de uma força conjunta de intervenção, para restabelecer a soberania do Mali sobre o território.[5] Entretanto surgiu no Azawad o Ansar Dine, um grupo islamista composto por Árabes (provavelmente mouros), alegadamente com ligações com Al-Qaeda; este grupo é declaradamente hostil ao MNLA e combatido por este. Em fins de maio de 2012 os dois movimentos estabeleceram uma aliança e declararam em comum o Estado Islâmico do Azawad, baseado na xariá. Entretanto, Ansar Dine se tornou a força dominante, reduzindo o MNLA para um lugar secundário.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Aportuguesamento com base em Azauad, Lello Universal (Porto), 1992
  2. «Mouvement National de Liberation de l'Azawad». Mouvement National de Liberation de l'Azawad. Mouvement National de Liberation de l'Azawad. Consultado em 10 de janeiro de 2018. 
  3. «Who are the Tuareg?». Al Jazeera. 14 de julho de 2008. Consultado em 3 de abril de 2012. 
  4. «Mali Tuareg rebels control Timbuktu as troops flee». BBC News. 1 de abril de 2012. Consultado em 3 de abril de 2012. 
  5. Público (Lisboa), 7/4/2012