Bafo do Tigre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bafo do Tigre
Escola-madrinha Porto da Pedra
Cores

Preto


Amarelo


Branco
Símbolo Tigre
Bairro Morro do Estado
Presidente Teresa Sousa
Intérprete oficial Rodrigo
Diretor de carnaval Henrique
Rainha da bateria Karen Valéria Vasconcellos
Coreógrafo Flávia Perrú
Desfile de 2019

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Bafo do Tigre é uma escola de samba de Niterói, sendo a agremiação carnavalesca ligada à comunidade do Morro do Estado e adjacências.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A escola é filiada à UESBN.[2] Apoiada por comerciantes, pequenos empresários e profissionais liberais da região, e participou durante alguns anos do Grupo Especial do Carnaval da cidade.

Em 2010, ao obter a 11ª colocação, foi rebaixada para o grupo de acesso criado para o ano seguinte, onde obteve a oitava colocação.[3]

Com a última colocação em 2012, o Bafo do Tigre acabou rebaixado ao Grupo 1 dos blocos de enredo.[4]

Após o Carnaval, o presidente Rogério Santos divulgou carta aberta esclarecendo os problemas que ocorreram com a escola antecedendo ao desfile.[5]

Em 2016, Teresinha Sousa, mais conhecida na comunidade como Teresa assumiu a Presidência dando uma nova roupagem e forma de administrar a Escola.

Resgatando a essência e a tradição da comunidade no Morro do Estado, levou O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Bafo do Tigre ao segundo lugar do Grupo de Acesso, ganhou os Prêmios Radar Niterói de Melhor Comissão de Frente e Samba Enredo, que também recebeu o título de melhor Samba do ano.

Em 2017, o carnavalesco Cláudio Peimei, chegou a escola para assumir o cargo e inovando e investindo na grandiosidade dos grandes carnavais realizados na história da Agremiação. Com o trabalho do Diretor de Carnaval Ygor Silva e com a Coreógrafa de Comissão de Frente Flávia Perrú (desde 2016), troxeram toda a comunidade para a avenida para tentar retornar ao Grupo Especial dos desfiles de Carnaval de Niterói. Neste ano, a Escola foi contemplada pelo Prêmio Radar Niterói por sua ala de passistas e conjunto de alegorias.

Para o Carnaval de 2018, a Escola com seu novo carnavalesco e novo diretor de carnaval defendeu o enredo : A Magia do Circo - O show tem que continuar, alcançando a segunda colocação na apuração geral do Grupo B (Acesso) o que deu direito a mesma de desfilar no ano de 2019 no Grupo A (Especial) para alegria de toda a comunidade do Morro do Estado.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Celso Almeida ? - ? [6]
Rogério Santos ? - ?
Teresa Sousa 2016- Atual

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Bafo do Tigre
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Intérprete Ref
2010 11ºlugar ÚNICO Rio maravilha, cidade de São Sebastião

Compositores: Luiz de Oliveira e Lima de Andrade

[6]
2011 8º lugar Acesso Mãe gaia e seus elementos naturais
2012 7° lugar Acesso Linda melodia, linda poesia, nos seus 50 anos, o Bafo do Tigre canta os poetas da folia Beto Reis
2013 4° lugar 1-Bloco
2014 7° Lugar Acesso O Tigre coma a garra e a força de sua comunidade apresenta, Amazônia, Santuário da Vida Tiago Silva
2015 8º lugar Acesso
2016 2º lugar Acesso Contos, Brincadeiras e Bolas de Sabão... Ser adulto não é brinquedo não Quinho
2017 4° lugar Acesso A Magia da Sorte Cláudio Peimei Rodrigo Cachorrão
2018 2º lugar Acesso A Magia do Circo - O show tem que continuar Rodrigo Cachorrão


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bafo do Tigre

Referências

  1. Niterói Artes
  2. Academia do Samba - RJ
  3. Elaine Chistofori, para O Fluminense (10 de março de 2011). «Sabiá quebra jejum e vence o Grupo Especial de Niterói». Consultado em 14 de março de 2011. 
  4. O Fluminense (22 de fevereiro de 2012). «Folia do Viradouro mostra que escola é 10, nota 10». Consultado em 16 de julho de 2012. 
  5. http://nacadencialink1.blogspot.com.br/
  6. a b O São Gonçalo (14 de fevereiro de 2010). «O 'couro vai comer' em Niterói». Consultado em 7 de setembro de 2014.. Cópia arquivada em 7 de setembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.