Barrosas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Barrosas é uma vila inserida na freguesia de Idães, do Município de Felgueiras. A povoação de Barrosas foi elevada à categoria de vila em 1990.[1]

Barrosas é rica em indústrias de calçado, sendo por isso uma das capitais mundiais da produção de diversos tipos de calçado.

Barrosas foi elevada a sede de concelho em 1836, o qual foi extinto em 1852; restaurado pouco depois, foi definitivamente extinto em 31 de Dezembro de 1855 e integrado no de Felgueiras. Na altura de sua extinção, o concelho de Barrosas era constituído pelas freguesias de Idães, Lordelo, Rande, Regilde, Vizela (São Jorge), Sernande, Unhão, Lustosa, Barrosas (Santo Estêvão), Barrosas (Santa Eulália) e Vizela (Santo Adrião). O município tinha, em 1801, 6 272 habitantes.

Património[editar | editar código-fonte]

  • Mosteiro do Bom Jesus de Barrosas
  • Capela do Senhor da Saúde
  • Cruzeiro de Barrosas
  • Casa da Cultura de Barrosas

Desporto[editar | editar código-fonte]

No que toca a desporto a vila de Barrosas é representada por vários clubes em vários desportos sendo o mais representativo o C.R.P. Barrosas clube de futebol que milita na Divisão de Elite Pró Nacional da A.F.Porto, este clube já venceu a Taça Brali (atual Taça A.F.Porto) no ano de 2015/16 e também já foi campeão da 2ª Divisão de Juniores sub-19 da A.F. Porto no ano de 2016/17.

Barrosas também é fortemente representado no andebol pelo C.A.B. (Clube Andebol de Barrosas).

A vila de Barrosas ainda tem representação no atletismo com o N.B.A. (Núcleo de Barrosas Amador) vencedor já de várias medalhas e títulos a nível regional e nacional.

Estes clubes usam as infraestruturas disponíveis na vila de Barrosas, sendo essas estruturas o Complexo do C.R.P. Barrosas e o Pavilhão Gimnodesportivo de Idães.

Referências

  1. «Lei n.º 32/90, de 9 de agosto». diariodarepublica.pt. Consultado em 18 de dezembro de 2023 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.