Batman (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o super-herói, veja Batman. Para outros significados, veja Batman (desambiguação).
Turquia Batman  
—  Província (il)  —
Vista do Rio Tigre em Hasankeyf
Vista do Rio Tigre em Hasankeyf
Localização da província de Batman na Turquia
Localização da província de Batman na Turquia
Mapa dos distritos da província de Batman
Mapa dos distritos da província de Batman
Coordenadas 38° 5' N 41° 24' E
Região Sudeste da Anatólia
Capital Batman
Administração
 - Governador (vali) Ahmet Turhan (2004) [1]
Área [2]
 - Total 4 694 km²
População (2009)[3]
 - Total 497 998
    • Densidade 106,09/km2 
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)
Código postal 72xxx
Prefixo telefónico 0488
Sítio Governo provincial: www.batman.gov.tr
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Província de Batman

Batman (abreviatura de Montanhas de Bati Raman; em árabe: باتمان/Bātmān‎, em curdo: Elih) é uma província (em turco: il) do sudeste da Turquia, situada na região (bölge) do Sudeste da Anatólia (em turco: Güneydoğu Anadolu Bölgesi) com 4 694 km² de superfície e 497 998 habitantes (2009)[3] , a maioria deles de etnia curda.

A província é importante devido a suas reservas de petróleo e sua produção, As refinarias de petróleo foram estabelecidas na região em 1955, existindo ali um oleoduto de 500 km que liga Batman à cidade turca de İskenderun. O algodão é o principal produto agrícola da região.

O nome vem gerando algumas discussões com relação aos direitos autorais do nome. A província ameaça processar os criadores do personagem Batman.[4]

Fundação[editar | editar código-fonte]

Batman é mais ou menos essa explicação: A cidade é uma abreviatura de Montanhas de Bati Raman; em árabe: باتمان/Bātmān‎, em curdo: Elih. Uma das teorias seria que os comerciantes e turcos no geral achavam muito complicado você falar "Bati-raman" ao longo. Então eles acabaram encurtando o nome para "Batman". A cidade foi fundada na divisa do Rio Tigre, que divide a Turquia e a província de Robin. Um homem chamado "Bruce Vauner" veio para uma cidade na margem do rio tigre e a estabeleceu lá. Primeiramente ele pôs uma empresa que ninguém sabia o que fabricava, quando a cidade foi crescendo ela virou uma cidade como Roanapur: lar dos criminosos para a época. Um tempo depois o milionário chamado "Bruce Vauner", indignado, pega uma capa velha e uma máscara que ele iria utilizar em um baile e foi atrás dos bandidos, no começo até foi bem até que os ladrões conheceram algo muito popular e mais eficiente do que o Arco e Flecha: A Arma de fogo e então aconteceu que eles... Acertaram o justiceiro que ficou conhecido como "o maluco de Batman". A capital de Batman também se chama Batman e a cidade não possui nenhum "formato gótico e escuro" ou "vários becos" assim como um homem que é parecido com um pinguim e se veste de pinguim e É O PINGUIM ou vilãos estranhos como "Caveira Vermelha" e "Fantasma Amarelo", é só uma cidade Turca grande, úmida, quente e que é capital da província de Batman. A cidade é normal exceto pelos moradores que se vestem de Batman e declararam a cidade como a "Capital dos homens-morcegos".

Referências

  1. «Batman». www.yerelnet.org.tr (em turco). YerelNET. Consultado em 2010-06-11. 
  2. «İl Listesi». www.yerelnet.org.tr (em turco). YerelNET. Arquivado desde o original em 2010-06-10. Consultado em 2010-06-10. 
  3. a b «Address based population registration system (ABPRS) database» (em inglês). TURKSTAT. 2009. Consultado em 2010-06-11. 
  4. Agência EFE (2008-11-06). «Cidade turca de Batman quer processar diretor de 'O cavaleiro das trevas' por uso indevido do nome». oglobo.globo.com. Jornal O Globo. Arquivado desde o original em 2010-06-11. Consultado em 2010-06-11. 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre a região do Curdistão ou sobre o povo curdo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.