Beechcraft Model 18

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Beechcraft Model 18
Beechcraft AT-7 advanced training plane (00910460 026).jpg
Primeiro voo 15 de janeiro de 1937
Especificações
Configuração de asa Monoplano
Beechcraft AT-11
Beechcraft model D18S

O Beechcraft Model 18 é um avião norte-americano bimotor monoplano de asa baixa, de construção metálica semi-monocoque, para seis passageiros e dois pilotos. O projeto da aeronave era bem convencional, exceto pela deriva dupla. Foi fabricado por mais de trinta anos, entre 1937 e 1970, atingindo mais de 9.000 unidades. Por outro lado, a motorização sofreu várias modificações com o tempo, sempre buscando o aumento da carga útil e uma maior velocidade.

Inicialmente, foi utilizado por companhias de transporte do Canadá. Seguiram-se diferentes versões militares durante a Segunda Guerra Mundial. As principais foram a C-45 (ligação e transporte), a AT-7 (treinamento de navegação), a AT-11 (bombardeiro de treinamento) e a F2 (fotografia e reconhecimento). Após a guerra, surgiu a primeira versão comercial do denominada Model D18S. Esta versão estava equipada para transportar oito passageiros, possuía um alcance maior e aumento da carga útil.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Com o objetivo de realizar serviços de cartografia, a Marinha do Brasil necessitava de uma aeronave de aerofotogrametria. Para isso, adquiriu uma aeronave Beechcraft D18S, mas, como a Marinha estava legalmente impedida de operar aeronaves, esta recebeu numeração da Força Aérea Brasileira, e era operada por esta, apesar de pertencer a Marinha.

Em 4 de novembro de 1952, a aeronave se acidentou causando quatro mortes. Com a perda do único Beechcraft D18S, a FAB passou a atender a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha com aeronaves B-17.

Especificações Model D18S[editar | editar código-fonte]

  • Fabricante: Beech Aircraft Corp. -  Estados Unidos
  • Comprimento: 14,52 m
  • Envergadura: 10,43 m
  • Altura: 2,79 m
  • Pesos máximo de decolagem: 3,968,93 kg
  • Propulsão: dois motores radiais Pratt & Whitney R-985-25 "Wasp junior" de 450 HP
  • Velocidade máxima: 331,5 km/h
  • Tripulação: dois pilotos e 8 passageiros

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Beechcraft Model 18