Biblioteca do Palácio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Biblioteca do Palácio (chinês tradicional: 秘書省; no Vietnã: 秘書所, Bí thư sở) foi uma agência governamental central na China Imperial e monárquica, na Coreia e no Vietnã, geralmente responsável pela manutenção e arquivamento da coleção de documentos do monarca.

China[editar | editar código-fonte]

O escritório existiu em grande parte desde meados de 200 d.C. (Cao Wei) até 1380 (dinastia Ming). Ao longo dos milênios, houve 5 nomes para este escritório:

Além de preservar os documentos oficiais do imperador, a agência às vezes também tinha a tarefa de compilar ou editar registros históricos e calendários estatais. Antes da dinastia Sui, também lidava com documentos que entravam e saíam do palácio imperial, tornando-a intercambiável com o Secretariado. Durante o final da dinastia Tang (após o início dos anos 700) e a dinastia Song, o escritório era em grande parte não funcional e era ocupado por eminentes oficiais para fins de sinecura.

O escritório durante a dinastia Tang era liderado por um diretor (秘書監) e dois vice-diretores (秘書少監), e durante a dinastia Song por um diretor e um vice-diretor. O escritório também contava com diretores assistentes (秘書丞) e assistentes (秘書郎 ou 秘書郎中). Durante a dinastia Yuan, o escritório era liderado por quatro ministros chefes (秘書卿), dois diretores (秘書太監), dois vice-diretores e dois diretores assistentes (秘書丞 ou 秘書監丞), todos eunucos.

Coreia[editar | editar código-fonte]

Modelado após a instituição chinesa, o escritório também existiu na dinastia Goryeo sob vários nomes:

  • Como Departamento da Biblioteca Interna (內書省; "Naeseo Seong"): de 918 a 995
  • Como Departamento da Biblioteca do Palácio: de 995 a 1298
  • Como Diretoria da Biblioteca do Palácio: de 1298 a 1308 e de 1356 a 1362
  • Como Escritório de Revisão de Documentos (典校署; "Jeongyo Seo"): de 1308 a 1356
  • Como Corte de Revisão de Documentos (典校寺; "Jeongyo Sa"): de 1362 a 1392

Em geral, o escritório era ocupado por 1 supervisor (判事; "pansa"), 1 diretor (監 or 令), 1 vice-diretor (少監 or 副令), 2 diretores assistentes (丞) e 1 assistente (郎).

Vietnã[editar | editar código-fonte]

O Escritório da Biblioteca do Palácio (Hán-Nôm: 秘書所, Bí thư sở) da dinastia Nguyễn foi um dos quatro sở do gabinete da dinastia Nguyễn. Foi estabelecido pela primeira vez durante o reinado do Imperador Minh Mạng sob o nome de Seção da Biblioteca do Palácio (秘書曹, Bí thư tào) e manteria sua forma final durante o reinado do Imperador Thiệu Trị. O Escritório da Biblioteca do Palácio do Corte do Sul cuidava da cópia de poemas e documentos, preservando documentos importantes como correspondência oficial com outros países, mapas nacionais e bibliografias públicas.[1]

Referências

  • Huiping Pang (彭慧萍), “Liangsong gongtingshuhua chucangzhidu zhibian: yi Mige wei hexin zhi jiancang jizhiyanjiu” 兩宋宮廷書畫儲藏制度之變:以秘閣為核心之鑒藏機制研究 [Estudo do Sistema de Autenticação e Coleta de Obras de Arte Centrado na Biblioteca do Palácio (Mige) da Dinastia Song do Sul], Gugong Bowuyuan Yuankan [Jornal do Museu do Palácio], 1 (2005), 12-40.
  • Huiping Pang (彭慧萍), “Cunshi shuhua suoqian Shangshushengyin kao” 存世書畫所鈐尚書省印考 [Análise da autenticidade dos oito selos do "Departamento de Assuntos do Estado"], Wenwu [Relíquias Culturais], 11 (2008), 77-93.