Flâmula Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Blue Riband)
Ir para: navegação, pesquisa

A Flâmula azul (do título original em inglês Blue Riband) foi um prémio criadao pelas companhias transatlânticas no século XIX, para dar publicidade à velocidade super dos seus navios. No auge dessa competição, os principais navios ganhadores pertenciam às companhias britânicas Cunard Line e White Star Line. [1] [2]

De acordo com as suas regras informais, a flâmula era atribuída ao navio de passageiros de linha regular transatlântica que batesse o recorde de velocidade média durante a travessia do Atlântico norte na rota Leste/Oeste e também na rota Oeste/Leste.[3]

Foi atribuído pela primeira vez em 1838 ao barco de propulsão a vapor Sirius, à sua chegada a Nova Iorque. Esse recorde foi quebrado no dia seguinte, com a chegada do SS Great Eastern da Great Western Steamship Company.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Tendo começado como uma competição entre companhias [4] a competição tomou um carácter político com a competição entre a Inglaterra e a Alemanha desde o fim do século XIX.

Recordes[editar | editar código-fonte]

O Paquete Normandie vencedor em 1935 e 1937

A flâmula azul foi ganha principalmente por navios da Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, com ganhos ocasionais de embarcações da Itália (em 1933, com o vapor Rex) e da França (com o SS Normandie em 1935 e 1937). O ultimo vapor a ganhar a recompensa foi o navio americano United States em 1952.

Após os anos 1950, e com a fim das linhas regulares de passageiros transatlânticas, a concessão da flâmula azul deixou de ser reconhecida porque os seus possuidores não são navios de passageiros da linha transatlântica. Actualmente continua a ser concedido o troféu Hales, que entre 1935 e 1952 complementou a flâmula azul, aos navios que realizam a travessia transatlântica, e que recentemente tem sido ganho por navios multicasco.

Lista dos recordes na versão inglesa en:Blue Riband#List of Record Breakers

Referências

  1. Expressions (em francês) - Abril 2012
  2. White Star Ships (em inglês) - Abril 2012
  3. Kludas, Arnold (2000). Record breakers of the North Atlantic, Blue Riband Liners 1838–1952 (Londres: Chatham). ISBN 1-86176-141-4. 
  4. La course au ruban bleu, cent ans de lutte dans l'Atlantique 1838-1939 (em francês) = Abril 2012