Boniface Lele

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Boniface Wa Lele (Kyangwithya, 14 de abril de 1947 - Mombaça, 9 de abril de 2014) foi arcebispo de Mombaça.

Boniface Lele estudou filosofia e teologia no Seminário Tomás de Aquino em Lang'ata, Nairóbi, e de 1979 a 1981 espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1974.

O Papa João Paulo II nomeou-o Bispo de Kitui em 2 de novembro de 1995. O Cardeal Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Jozef Tomko, ordenou-o bispo em 2 de fevereiro do ano seguinte; Os co-consagradores foram cardeal Maurice Michael Otunga, Arcebispo de Nairobi e Bispo Militar do Quénia, e William Dunne SPS, Ex-Bispo de Kitui.

Em 1º de abril de 2005, foi nomeado Arcebispo de Mombaça[1] por João Paulo II. Em 1º de novembro de 2013, o Papa Francisco aceitou sua renúncia antecipada por motivos de saúde.

Boniface Lele foi considerado uma pessoa-chave na comunicação com os fundamentalistas islâmicos radicais no Quénia. Durante muitos anos foi presidente da Comissão para o Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal Queniana e da comissão correspondente na AMECEA.[2][3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Boniface Lele

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.