Brasão de armas da República da Macedônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atual Brasão de armas da Macedônia.
Brasão de armas da Macedônia (1991-2009).

O brasão de armas da Macedônia é um dos símbolos oficiais da República da Macedônia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho é composto por duas guirlandas curvadas com espigas de trigo, folhas de tabaco e brotos de papoula, amarrados por uma faixa decorada com um bordado tradicional da Macedônia. No centro da estrutura ovalada estão representados uma montanha (o monte Korab), um rio (rio Vardar), um lago (lago Ohrid) e o nascer do Sol. Na versão do brasão utilizada até 2009, havia no alto uma estrela vermelha com cinco pontas, simbolizando o comunismo. É dito que toda a composição tem a intenção de representar "a maior riqueza do nosso país, nossa luta e nossa liberdade". O desenho e a composição na íntegra imitam a estampa do brasão de armas da República Federal Socialista da Iugoslávia, por sua vez, baseado no Brasão de armas da União Soviética, e não há raízes históricas na heráldica tradicional ou nas tradições macedônicas.

O emblema foi adotado em 27 de julho de 1946, pela Assembléia Popular da Iugoslávia da República Popular da Macedônia (mais tarde a República Socialista da Macedônia), e permaneceu em uso após a independência do país da República Socialista Federal da Iugoslávia, em 1991.

A República da Macedônia é um país predominantemente montanhoso, contudo a montanha não representa alguma específica, como no brasão de armas da Eslovênia.

Esforços para atualizar o brasão de armas têm falhado, devido a disputas políticas e nacionais contra possíveis trocas. Uma proposta foi apresentada em 1992 para substituir o brasão atual por um leão dourado em um escudo vermelho, um símbolo heráldico antigo que foi popular entre várias gerações dos reformistas e movimentos revolucionários como a Organização Revolucionária Interna da Macedônia na região da Macedônia desde a metade do século XIX. Porém, esta foi rejeitada por três motivos principais:

  • Vários partidos políticos, notavelmente o VMRO-DPMNE, já usam o emblema como símbolo partidário;
  • Macedônios de origem albanesa rejeitaram o emblema pelo motivo de só representar os Macedônios Eslavos, em vez da nação como um todo;
  • O símbolo histórico nacional e o brasão de armas da vizinha Bulgária destacam um leão rampante dourado sob um escudo vermelho. A relação com a Bulgária num passado próximo é, ainda, um assunto controverso para a opinião pública macedônia.

Por causa desses problemas, os partidos macedônios concordaram em continuar usando o brasão de armas já existente até que uma solução seja encontrada. Por algum tempo, o emblema não apareceu nos passaportes do país, contudo, em 2007, o brasão não-modificado dos tempos da República Socialista Iugoslava da Macedônia foi reproduzido nos novos passaportes macedônios, enquanto o debate parlamentar sobre a aceitação de um novo brasão continua.

Referências

Ícone de esboço Este sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.