Brillante sobre el mic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brillante sobre el Mic, também popularmente conhecida como "Recuerdo que no voy a olvidar", é uma das canções de maior sucesso e influência do rock argentino e de seu autor e cantor e compositor Fito Páez.[1] É a penúltima música de El amor después del amor, sétimo álbum de estúdio do artista, e que foi lançado em 1992.

Em 2023, uma nova versão dessa música foi gravada para o álbum EADDA9223. Nela, Páez canta em duo com Ángela Aguilar. Foi escolhida como primeiro single de trabalho do álbum[2] e teve um bom desempenho, figurando na 82ª posição da parada musical "Argentina Hot 100".[3]

Sobre a música[editar | editar código-fonte]

O tema, que sempre soa como um emblema de qualquer grupo de formaturas e despedidas de todos os tipos, é originalmente uma canção de amor. Essa música é inspirada na relação de Páez com a cantora Fabiana Cantilo[4], que foi sua parceira de gravação e parceira por seis anos. O significado do título é o mais marcante, já que Mic é a verdadeira abreviação de microfone, utilidade característica do cantor.

É uma música dela, inspirada nela, na cara dela, na cantoria dela(...) Eu já estava com a Ceci (Cecilia Roth) nessa época. Mas é uma música onde a Fabiana aparece(...) A música foi uma composição automática do José Ignacio uma noite quando estávamos fazendo as demos do disco. E eu diria que 6 ou 7 meses depois toquei a letra na casa do meu tio em Villa Constitución em uma noite. Digamos que toda vez que penso nessa música, penso nela (Fabiana Cantilo) cantando.
Fito Páez

Músicos[editar | editar código-fonte]

Versões Cover[editar | editar código-fonte]

Vários artistas apresentaram sua versão do tema, entre eles:

Desempenho nas Paradas Musicais[editar | editar código-fonte]

Semanais[editar | editar código-fonte]

Canção Parada Musical (2023) Desempenho Ref.
Brillante sobre el Mic - Páez e Ángela Aguilar (versão do álbum EADDA9223) Argentina Argentina Hot 100 (Billboard) 82 [3]

Referências

  1. mitelefe.com/ Momento único en La Peña: Fito Páez canta “Brillante sobre el mic"
  2. correiodopovo.com.br/ Fito Paez e Ángela Aguilar lançam "Brillante Sobre El Mic"; veja clipe
  3. a b «Billboard Argentina Hot 100: Semana del 21 de mayo». Billboard Argentina. Consultado em 31 de maio de 2023 
  4. fmalpina.com.ar/ Fito Páez y Ángela Aguilar presentan "Brillante Sobre el Mic"
  5. archivo.eluniversal.com.mx/ Espectáculos - Transgrediendo a Fito
  6. lanacion.com.ar/ Fabi Cantilo vuelve al arcón del rock