Bunty Aur Babli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bunty Aur Babli
Bunty & Babli (BRA)
 Índia
2005 •  cor •  177 min 
Direção Shaadi Ali
Elenco Abhishek Bachchan
Rani Mukerji
Amitabh Bachchan
Aishwarya Rai
Género musical
Idioma hindi
Página no IMDb (em inglês)

Bunty Aur Babli (Hindi: बंटी और बब्ली, urdu: بنٹی اور ببلی, tradução: Bunty e Babli) é um filme indiano lançado em 2005 e dirigido pelo indiano de Bollywood Shaad Ali e estrelando Amitabh Bachchan, Abhishek Bachchan e Rani Mukerji. Foi o primeiro filme com Amitabh Bachchan e seu filho Abhishek Bachchan, e com a participação da grande estrela Aishwarya Rai e de Tania Zaetta. Foi um dos maiores hits do ano [1]. O enredo, apesar de ter por base a idéia bastante cativante sobre dois bandidos (muito semelhante ao filme de 1967 Bonnie and Clyde, estrelando Warren Beatty e Faye Dunaway), não contém muita violência. Na verdade cada uma das aventuras de Bunty Babli e são completamente Indianised, como a falsa venda do Taj Mahal.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Rakesh Trivedi (Abhishek Bachchan) vive em uma pequena aldeia. Seu pai é um bilheteiro de comboio (trem), e deseja que o filho siga sua ocupação também. No entanto, Rakesh tem grandes sonhos, ele está sempre chegando com novos planos de negócio e está convencido de que ele irá ser bem-sucedido um dia. Ele recusa terminantemente qualquer possibilidade de trabalhar em um emprego igual ao do pai. Vimmi Saluja (Rani Mukerji) é a filha de uma família em Punjabi em outra pequena aldeia, ela gasta suas horas assistindo a filmes e admirando supermodelos, sonhando se tornar Miss Índia um dia. Um dia, os pais de Vimmi dizem a ela que organizaram seu casamento com um homem jovem com um emprego decente. Ao mesmo tempo, o pai de Rakesh lhe dá um ultimato - se não for para a entrevista para o emprego que o pai providenciou para ele, sai de casa. Rakesh e Vimmi pegam suas coisas, fogem e esgueiram-se no escuro da noite. Eles se esbarram em uma estação de comboios, e tornam-se amigos depois de perceber que suas histórias são semelhantes. Ambos tentam alcançar os seus sonhos: Vimmi tenta entrar no concurso Miss Índia, mas é expulsa após uma discussão, e Rakesh tenta vender suas idéias em um esquema de investimento, mas um empresário lhe passou para trás. De facto, um homem que conheceu em um restaurante roubou suas idéias e quando ele entra no escritório, o entrevistador diz que alguém antes de ele veio com a mesma ideia [o homem do restaurante]. Eles se apóiam e encorajam um ao outro. E assim, juntos, lutam e superam todas as suas dificuldades.

Música[editar | editar código-fonte]

A música de Bunty Aur Babli foi escrito por Shankar-Ehsaan-Loy e letras foram fornecidos pelo Gulzar. Há número total de seis canções no filme.

  1. "Dhadak Dhadak" - Udit Narayan, Sunidhi Chauhan, Nihira Joshi
  2. "Poison Poison Ke" - Sonu Nigam, Mahalaxmi Iyer
  3. "Nach Baliye" - Shankar Mahadevan, Sowmya Raoh, Loy Mendonsa
  4. "Bunty Aur Babli" - Sukhwinder Singh, Jaspinder Narula, Shankar Mahadevan, Siddharth Mahadevan
  5. "BNB" - Blaaze, Shankar Mahadevan, Loy Mendonsa
  6. "Kajra Re" - Alisha Chinai, Shankar Mahadevan, Javed Ali

Prêmios[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu sete indicações ao Filmfare Awards, ganhando três prêmios no total. Ele ganhou os prêmios nas categorias de melhor cantora, diretor musical e letrista.

  • Melhor Filme - Aditya Chopra
  • Melhor Ator - Abhishek Bachchan
  • Melhor Atriz - Rani Mukerji
  • Best Ator Coadjuvante - Amitabh Bachchan
  • Melhor Director Musical - Shankar-Ehsaan-Loy (venceu)
  • Best Cantora - Alisha Chinai por "Kajra Re" (venceu)
  • Melhor letrista - Gulzar (venceu)
  • Star Screen Award Jodi No. 1 - Abhishek Bachchan e Rani Mukherji (venceu)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme indiano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Applications-multimedia.svg A Wikipédia tem o