Cabo de Creus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cabo de Creus
Paisagem do Cabo de Creus
País Flag of Spain.svg Espanha
Região Província de Girona, Catalunha
Mar(es) Mar Mediterrâneo
Estreito Estreito de Gibraltar
Coordenadas 42° 19' 9" N 3° 19' 19" E
Cabo de Creus está localizado em: Espanha
Cabo de Creus
Localização na Espanha

O Cabo de Creus (em catalão: cap de Creus) é um promontório abrupto e rochoso de 672 m de altitude que se ergue sobre o mar Mediterrâneo no nordeste da Espanha. Está situado na comarca gerundense de Alto Ampurdán (Alt Empordà), na comunidade autónoma da Catalunha, a norte do golfo de Rosas (golf de Roses). Constitui o ponto mais oriental da Península Ibérica.

Está sujeito às acções das ondas, provocadas fundamentalmente pela tramontana (nome local que recebe um vento frio que sopra de norte e noroeste) e aos ventos de levante.

Geomorfologicamente, forma parte dos Pirenéus orientais, que entram mar adentro pelo maciço do cabo de Creus. Sobre terrenos graníticos do Ordoviciano (paleozoico), apresenta uma vegetação sobretudo arbustiva. O cabo de Creus, em cujo extremo se situa um farol, encontra-se numa pequena península de carácter montanhoso, multi-recortada, que forma pequenas calas, orientadas em função da estrutura geológica. Nesta área registam-se precipitações anuais que oscilam entre os 500 e 800 mm; trata-se, assim, de um clima mediterrânico húmido, caracterizado pela suavidade térmica e moderada precipitação.

Farol no extremo oriental do Cabo de Creus.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cabo de Creus