Caio Sóh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Caio Sóh
Diretor e Roteirista Caio Sóh
Ocupação Diretor
Produtor
Roteirista
Cônjuge Nathalia Dill (2013-2014)

Caio Sóh é um cineasta, compositor e escritor brasileiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Caio Sóh é cineasta, fundador do movimento de cinema bruto, compositor e dramaturgo premiado. Com textos montados na frança, Alemanha e México. Autor de Teatro vencedor do XIII Festival de Teatro do Rio (Premio de Melhor peça júri-popular). Vencedor do XVI FESTIVAL DE TEATRO DO RIO (Premio de Melhor peça júri-popular/ Melhor Peça Júri / Melhor Autor).

Como diretor e dramaturgo, destacam-se: O Contador de Estrelas (1999), A Flor e o Poeta (2000), O diabo decide se casar (2001), Rose Obesa e Oferecida (2002), Minutos Atrás (2003), O Homem de Dentro (2004), A Mágica do Exílio (2005), Por Trás do Céu (2006), O Vão Entre o Vazio e Eu (2007). Fundou em 1999 a premiada Cia. de Teatro SINCERAMENTE CÍNICOS que de lá pra cá arrecadou inúmeros prêmios em seus dezesseis espetáculos montados, todos com o texto de autoria de Caio Sóh.

Diretor e Roterista do filme “TEUS OLHOS MEUS”, filme vencedor pelo juri popular da 35ª MOSTRA DE CINEMA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, vencedor de 5 prêmios no LOS ANGELES BRAZILIAN FILM FESTIVAL 2011, incluindo os prêmios de melhor filme e melhor roteiro. Seu segundo longa-metragem “MINUTOS ATRAS” estreou no primeiro semestre de 2014 e foi exibido na première Brasil do Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo. O filme conta com a participação dos atores Otavio Muller, Vladimir Brichta e Paulinho Moska. Dirigiu também o longa “POR TRÁS DO CÉU” estrelado por Nathalia Dill, Emílio Orciollo Netto, entre outros atores. Atualmente finaliza o longa “Canastra Suja”, com Adriana Esteves e Marco Ricca no elenco, e pré-produz os longas “Hashtag” e, para 2018, “O Diabo decide se casar”.

Foi casado com a atriz Nathalia Dill entre 2013 e 2014. [2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Função Notas
2011 Teus Olhos Meus Diretor e Roteirista Longa-metragem
2013 Minutos Atrás Diretor e Roteirista Longa-metragem
2017 Por Trás do Céu Diretor e Roteirista Longa-metragem
2018 Hashtag Diretor e Roteirista Longa-metragem
2018 Canastra Suja Diretor e Roteirista Longa-metragem
2018 O Diabo decide se casar Diretor e Roteirista Longa-metragem (em pré-produção)

Principais premiações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Caio Sóh: perfil». Consultado em 28 de Setembro de 2015 
  2. «Nathalia Dill termina o casamento com o cineasta Caio Sóh». 08 de Outubro de 2014. Consultado em 27 de Setembro de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.